As torres de Istambul, situadas em alguns dos lugares mais bonitos da cidade, guardam uma arquitetura fascinante e muitas histórias para os visitantes descobrirem.
Torre de Gálata: o ícone do horizonte de Istambul
A Torre de Gálata eleva-se em frente à Península Histórica, zona que abriga os monumentos mais importantes de Istambul, sendo o símbolo mais icónico da cidade. Uma das torres mais antigas do mundo que combina paredes de alvenaria, janelas arqueadas e um telhado cónico. Segundo uma lenda, o estudioso otomano Hezârfen Çelebi voou do topo da torre até Üsküdar com asas presas aos braços. Quando subir na torre, poderá sentir que quase voa através das vistas panorâmicas impressionantes de Istambul.
No entanto, não são apenas as suas vistas que tornam a Torre de Gálata tão atraente. A estrutura também é testemunha histórica do passado da cidade. Inicialmente construída em 528 d.C pelo imperador romano Justiniano e reconstruída em 1384 por uma comunidade de imigrantes italianos, a torre viu o auge e a queda dos impérios. Se quer casar, leve a sua cara-metade à Torre de Gálata, diz a lenda que se subir na torre com ela, está destinado a casar-se.
Torre da Donzela: o observador silencioso do Bósforo
É um dos monumentos mais famosos e visitados de Istambul, a Torre da Donzela, com uma localização única num pequeno ilhéu no estreito do Bósforo. Inicialmente construída no século V a.C como um posto aduaneiro, foi uma torre de vigilância, um farol e um local de quarentena ao longo da história. Após uma meticulosa restauração, reabriu em 2023 como monumento e museu.
Assim como a Torre de Gálata, as histórias por trás da Torre da Donzela são muitas. Segundo uma lenda, um vidente disse ao rei que a sua filha morreria pela picada de uma serpente. Perante isso, o rei construiu esta torre para a princesa. No entanto, ela não pôde evitar o destino e acabou sendo mordida por uma serpente que entrou na torre numa cesta com frutas. Outra história fantasiosa conta sobre o amor entre a Torre de Gálata e a Torre da Donzela e a sua incapacidade para se encontrarem devido ao Bósforo entre eles.
Torre Beyazıt: a histórica torre contra incêndios
A Torre Beyazıt é outro marco histórico dentro do campus principal da Universidade de Istambul, na Praça Beyazıt. Além do seu papel como torre de vigilância que oferece uma vista de 360 graus da cidade, também sinaliza previsões meteorológicas através de sistemas de iluminação que mostram diferentes cores. O vermelho significa neve, o azul denota tempo limpo, o verde prevê chuva e o amarelo representa nevoeiro.
A torre foi construída por ordem do sultão otomano Mahmud II como uma torre de vigilância contra incêndios. Esta primeira torre, que proporcionava vistas de longa distância da cidade, servia para detetar focos. No entanto, foi queimada durante um grande incêndio em Istambul. Finalmente, uma torre de pedra foi construída em 1828 em estilo barroco otomano.
Torre de Çamlıca: a mais alta e nova de todas
A Torre de Çamlıca, localizada na colina de Küçük Çamlıca, um dos pontos naturais mais altos da cidade, é a torre mais nova e também a estrutura mais alta de Istambul, assim como uma das torres mais altas da Europa. Além do uso prático para transmissões de televisão e rádio, a torre de 369 metros de altura e 49 andares, possui uma plataforma de observação de 360 graus, um restaurante, uma sala de cinema multidimensional e um simulador da Missão Lua.
Comentários