Para quem gosta de passar horas a fio a percorrer as ruas de uma cidade para ver lojas de roupa, Nova Iorque é o sítio ideal. As avenidas são todas planas e há de tudo, desde as marcas mais luxuosas, aos armazéns que privilegiam o baixo preço.

O atendimento é excecional e os clientes passam por uma operação de charme. À entrada, um empregado situado estrategicamente junto à porta dá os bons dias com o sorriso mais simpático do mundo. Depois, explica apressadamente qual a área do estabelecimento onde está a melhor roupa ou o vestuário em saldo. Nota-se que repete o mesmo discurso centenas de vezes por dia. No final, mesmo que não compre absolutamente nada, ele despedir-se-á da mesma maneira. "Muito obrigado por ter vindo. Tenha um bom dia".

Quem estiver disposto a fazer compras mais caras, a Quinta Avenida e a Madison Avenue são as melhores opções. Na primeira, encontram-se os armazéns Bergdorf Goodman e Henri Bendel e as lojas Gucci, Prada e Gant. Por outro lado, na Madison, estão as marcas Calvin Klein, Missoni, Donna Karen, Valentino, a sapataria Jimmy Choo e os grandes armazéns Barneys.

Quinta Avenida
Quinta Avenida

Perto dali, na esquina da rua 34 com a Broadway, estão os armazéns Macy´s, considerada a maior loja do mundo. Todos os dias há saldos que podem chegar aos 70%. Os estrangeiros são ainda mais favorecidos no Macy's: beneficiam de um desconto suplementar de 11%. Precisam apenas de se dirigir ao balcão dos visitantes, mostrar o passaporte e recebem um cartão com um código de barras - a descontar quando pagar na caixa.

Nos equipamentos de informática e fotografia também compensa ir aos Estados Unidos. Por norma, são mais baratos 15% do que em muitos países da Europa. A loja mais famosa de material informático e fotográfico é a B&H, na Nona Avenida.

Em Londres também não faltam as grandes marcas como Dior, Gucci, Prada e Armani, assim como os grandes armazéns: Selfridges, Harvey Nicholzs e até o famoso Harrods, onde se encontra e se compra quase tudo. A Carnaby Street é um grande ponto turístico de Londres e é uma avenida cheia de restaurantes de luxo e cadeias de lojas de marcas internacionais, muito populares entre a elite londrina.

Carnaby Street
Carnaby Street

Conhecida como a Cidade Luz, Paris é uma das capitais mais elegantes do mundo. É a casa dos grandes estilistas de alta costura como Chanel, Dior, Yves Saint Laurent, Louis Vuitton ou Hermès. Em Paris também não faltam as lojas ‘vintage’ como Bastien de Almeida e na Faubourg Saint Honoré, onde pode encontrar os grandes antiquários e joalharias.

Faubourg Saint Honoré
Faubourg Saint Honoré

A Via Montenapoleone, em Milão, é um palco da alta-costura com a Manzoni, a Spiga e a Sant’Andrea. Recheada de classe, encontram-se aqui todas as marcas da moda. Já a Gran Via, em Madrid, é considerada a avenida-mãe da capital espanhola - seja para compras, espetáculo ou pura diversão. Este é o local onde todos os espanhóis se cruzam.

Gran Via
Gran Via

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.