Parece fácil, e algumas almas afortunadas não têm qualquer dificuldade em fazê-lo, basta sentar no avião e, antes mesmo deste levantar voo, "apagam" como bebés. Outras porém precisam de ajuda. Se esse é o seu caso não desespere e veja estas dicas que podem ajudá-lo a dormir melhor num avião.

1. Use meias de descanso ou de compressão num voo longo

Durante a fase do sono REM — a fase dos sonhos — o corpo experimenta paralisia temporária e perda de tónus muscular, tornando difícil manter a sua posição. É por isso que é mais fácil dormir deitado, do que sentado. Além disso a reduzida distância entre os bancos, que não deixa espaço suficiente para esticar adequadamente as pernas, não só é desconfortável como pode constituir um risco para a saúde. Embora seja seguro dormir assim, e até preferível em algumas condições médicas, dormir sentado, especialmente no avião, com a baixa pressão e o ar seco da cabine, pode causar problemas e fazer aumentar o risco de trombose venosa profunda, principalmente quando o tempo de viagem é de várias horas, porque o sangue nestas circunstâncias, estagna mais rapidamente do que em terra.

Usar meias de descanso ou de compressão pode ajudar a tornar a viagem mais confortável, e muitos especialistas recomendam fazê-lo em voos longos com duração de cinco ou mais horas, porque as meias aliviam as veias, conseguem prevenir a retenção de líquidos e assim evitar uma trombose do viajante.

2. Descubra o que lhe impede de adormecer

O que o impede de dormir num avião? O barulho? o ar seco que não lhe deixa respirar confortavelmente? O barulho dos outros passageiros? Ou talvez a ansiedade?

Encontrar a resposta pode ser fácil ou exigir uma reflexão mais profunda. Por exemplo, pessoas com artrite, que piora com o frio, podem não perceber imediatamente que um simples par de luvas pode aliviar as mãos doridas que as mantêm acordadas.

Se compreender o fator principal que o impede de dormir, pode focar-se na resolução desse problema antes da viagem, seja levando auscultadores ou auriculares com cancelamento de ruído, um spray nasal descongestionante ou outro qualquer recurso que o ajude a ficar mais confortável e relaxar.

3. Prepare-se para a viagem

Se você é pai ou mãe, sem dúvida já reparou que os seus filhos dormem com maior facilidade depois de uma tarde inteira de brincadeira. O mesmo princípio aplica-se aos adultos. 

Ao longo do dia, o nosso corpo produz e acumula harmónios como a adenosina que induzem a sensação de cansaço e a resposta do sono, portanto, prepare-se antes de viajar. Tem um voo de manhã? Em vez de dormir cedo na noite anterior, fique acordado até um pouco mais tarde do que o normal. Leia, veja televisão ou jogue um jogo. 

Isso vai ajudar a estar mais cansado e com sono durante o voo. Só tenha o cuidado de não ir a conduzir para o aeroporto — peça a alguém para o levar, para não correr o risco de adormecer antes do tempo, na estrada.

4. Evite o álcool e o café e aposte nos chás de ervas

As bebidas alcoólicas são problemáticas o suficiente em terra, quanto mais no céu, onde desidratam e fazem aumentar a necessidade de usar a minúscula casa de banho do avião. A cafeína tem o mesmo efeito. Assim pense duas vezes antes de pedir aquele café forte a meia hora de voar.

Opte antes por um chá como camomila, lavanda ou maracujá. Os chás de ervas hidratam e acalmam os nervos, ajudando a dormir.

5. Converse com o seu médico antes da viagem 

Fale com o seu médico se sofrer de uma ansiedade severa que torna todos os voos insuportáveis. Ele pode ajudar, prescrevendo um medicamento que alivie a sua fobia e o ajude a descansar no dia da viagem.

6. Traga o conforto de casa

Levar o seu travesseiro ou um pequeno cobertor que tem um perfume familiar pode ajudá-lo a sentir-se mais seguro e relaxado durante um voo longo e demorado. 

Costuma mergulhar num romance antes de dormir? Mantenha esse hobby durante o voo e não se esqueça de trazer um livro. 

Fica com os pés frios durante a noite? Coloque um par de meias grossas e felpudas na bagagem de mão para os seus pés não congelarem. 

Traga o conforto de casa e vai ver que dormir no avião vai ser mais fácil!