Para garantir a melhor estadia possível, antes de reservar, tomem estas precauções:
1. Leiam sempre a Política de Cancelamento
A secção abaixo de “Regras da Casa” mostrará se a política de cancelamento do vosso anfitrião é Flexível, Moderada, Rígida ou Super Rígida ou Longo Prazo. Não passem por cima desta parte, pois pode fazer toda a diferença no caso de precisarem fazer alterações à reserva. Políticas flexíveis permitem um reembolso total, desde que cancelem até à data indicada (geralmente até sete dias antes do check-in). É importante ler as letras miúdas antes de fazer a reserva. Uma falta de atenção a este item e corremos o risco de, em caso de cancelamento ou alteração da data de reserva, receber de volta apenas 50% do que pagamos ou mesmo nada, dependendo de quão restrito é o anfitrião.
2. Avaliações e comentários
Este é um cuidado óbvio. É importante ler várias páginas de comentários para ter uma ideia de como funciona a comunicação com o anfitrião. Se o check-in foi fácil, se a limpeza é boa, etc. O número de estrelas também é uma boa indicação. Se no filtro pedirem para aparecer apenas propriedades listadas com 5 estrelas, vão garantir que a escolha recai sobre uma propriedade que se qualifica bem em todas as categorias: comunicação, limpeza, localização, check-in e valor.
Se alguém deixar uma critica negativa, verifiquem se a queixa é um incidente isolado ou se é uma tendência. Se não houver resposta do anfitrião isso é um forte indício de que não se preocupa o suficiente com os hóspedes.
3. Localização e vizinhança
Não sabemos a localização exacta até fazer a reserva, mas é possível ter uma ideia de onde vamos ficar hospedados consultando as avaliações feitas por anteriores hospedes. Regra geral os Airbnb são mais baratos quando ficam longe do centro, mas é preciso saber se há transporte acessível na zona, se essa zona é considerada segura e se vai servir o itinerário que tem planeado.
Usem o Google Maps para tentar perceber se as atracções que querem visitar ficam muito longe ou para descobrir se existem restaurantes ou supermercados por perto. Pode ser que avaliando esses dados cheguem à conclusão que não compensa escolher essa propriedade.
Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World
Comentários