1) - Procura sempre um ângulo diferente

Sê diferente e criativo, é sempre bom e interessante ver as coisas em outras perspetivas, isso pode funcionar muito bem para maximizar o espaço e a força da tua imagem.

2) - Acorda cedo

O segredo para uma boa foto ao ar livre é a história e o lugar, este pode ser realçado com as condições criada pela luz do dia.

3) - Respeita a integridade da imagem

Nos últimos anos, vimos uma tendência a crescer, o tema de duas cores na maioria das vezes. Embora funcione em alguns cenários, não exageres a ponto de alterar completamente a própria foto, trabalha com a fotografia, ótimas imagens respeitam sempre as cores naturais e as condições de luz.

4) - Usa geometria

Composição é a chave - regras de terços, golden ratio - tudo isso ajudará a compor a sua foto e equilibrá-la, os olhos humanos tendem a ser cativados pela boa geometria.

5) - Hora Azul

Se achas que a luz laranja do nascer / pôr do sol não é a melhor para os resultados que procuras, procura a hora azul, as condições de luz e cor são mais suaves e funcionarão muito bem, também suaviza as tuas cores. A hora azul é a hora antes do nascer e a hora depois do pôr do sol.

6) - Não sigas tendências

Esta é uma dica muito pessoal, mas uma vez que entras nas tendências não estás a trabalhar ao lado da tua força criativa, a palavra 'tendência' significa que é algo que está no momento e não algo que permanecerá por um futuro mais longo. Pensa sempre nisso, cria as imagens que tu queres criar, que são tuas. Sê único.

7) - Cria uma história / presença humana

As fotos têm potencial para contar uma história. Para conseguir isso, pensa num desenrolar de acontecimentos e adiciona pessoas, uma presença humana cria um cenário. Mostrar uma pessoa na tua foto irá criar uma conexão pessoal e humana. Também podes usar usar uma pessoa para mostrar a verdadeira escala do lugar em que está.

8) - Esquece o equipamento

Quando ouves que não dá para tirar aquela fotografia que tanto queres pois não tens o tal equipamento desejado, não interessa! Arrisca, podes ter o equipamento mais recente, mas se não souberes o que estás a fazer, não te vale de nada. É mais importante adquirir conhecimentos do que equipamento. Trabalha a composição, história e conteúdo.

9) - Se não gostas, muda

Se não gostas de um ângulo, de uma composição ou da luz, muda de cenário, de local. Se não te convences a 100% com uma imagem tua, os outros não o farão.

10) - Faz parte da experiência

Diverte-te! Sei que por vezes os fotógrafos ficam de fora das atividades, mas em algumas áreas eles são um dos elementos mais importantes. Tens de fazer parte da experiência para realmente conheceres como melhor a fotografar. Se gostas de fotografia de escalada, fala com alguém que faz e combina uma tarde. Não deixes de viver porque te encontras atrás de uma lente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.