É muitas vezes o último refúgio dos homens de negócios e uma opção muito cara para viajantes com um magro orçamento. De acordo com Martyn Nail, autor do livro "Claridge's: The Cookbook", existe uma arte para pedir um serviço de quarto eficiente. Conheça as dicas.

1 - Ordene prato por prato

O autor aconselha que a sua refeição seja entregue em vários pratos, porque a comida saberá melhor e a experiência gastronómica é mais especial. A maioria das cozinhas não tem problemas em satisfazer esse pedido. "Eu não gosto de pensar que o meu prato fica frio enquanto como a minha entrada. Ou que o meu gelado de sobremesa fica derretido enquanto janto", escreve Martyn Nail.

2 - Escolha os pratos certos

Tenha em atenção o prato encomendado. Muitas das cozinhas estão nos pisos inferiores do hotel e, se o alojamento ficar nos pisos superiores, terá de esperar pelo menos 10 minutos até receber o almoço ou o jantar no quarto. Os alimentos quentes, mesmo quando transportados num recipiente quente, tendem a chegar mornos. As sopas costumam ser excepção. Já as sandes e as saladas Caesar, por outro lado, "viajam" especialmente bem. Se houver um prato regional ou uma especialidade da casa no menu peça uma delas. Martyn Nail considera que são sempre os melhores pratos.

3 - Pedir fora da carta

Não tenha medo de pedir fora da carta. As cozinhas de hotel têm uma grande variedade de ingredientes. Se os 'chefs' tiverem tempo, ficam felizes por fazerem um prato diferente. Apenas seja razoável e pergunte educadamente.

4 - Se gosta de vinho peça para falar com o 'sommelier' do hotel

Pergunte se o restaurante tem um 'sommelier' e, depois, peça para falar com ele. A maioria dos hotéis de luxo tem um. Eles não estão lá apenas para o ajudar no restaurante ou no bar. "Se você quiser um bom copo de vinho aconselhe-se com um especialista", escreve Martyn Nail.

5 - Fale sempre com o empregado. É melhor do que pedir electronicamente

Pegue no telefone e fale com alguém para fazer o seu pedido, mesmo que tenha a opção de fazê-lo através de um tablet, outro aplicativo ou na televisão. Falar com uma "pessoa real" é a única forma de ouvir opiniões sobre os pratos diários ou perguntar sobre outras opções que não estão incluídas no menu.