De portas abertas desde 1999, a Quinta do Barrieiro | Art Selection by Maria Leal da Costa é um dos segredos mais bem guardados do concelho de Marvão. Situada a 750 metros de altitude, no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, a Quinta combina arte, natureza e tranquilidade.
Atualmente, a Quinta dispõe de 10 unidades de alojamento que têm diferentes características entre si, devido à arte que as compõe, à arquitetura que as define e à natureza que as rodeia. As unidades foram decoradas com peças únicas da escultora Maria Leal da Costa, têm vista para as encostas da serra e acesso direto para à rua, estando também equipadas com kitchenette.
A Quinta do Barrieiro conta com uma área exterior de cinco hectares que alberga um parque de esculturas e uma galeria de arte com obras de Maria Leal da Costa com espaço e intenção de exibir trabalhos de outros artistas. Quem quiser pode espreitar o atelier da escultora e realizar um workshop orientado pela mesma.
Num dos pontos mais altos da propriedade, encontra-se uma piscina onde nos podemos refrescar e ficar a relaxar numa das espreguiçadeiras enquanto apreciamos a vista panorâmica sobre as encostas da Serra de São Mamede.
A Quinta conta ainda com camas de redes e espreguiçadeiras nas unidades de alojamento. A partir destas, que têm vista para o Parque Natural, poderá admirar o nascer do sol. Se preferir o pôr do sol, poderá dar um passeio pelo caminho de esculturas que o levará até ao ponto mais alto da propriedade a cerca de 800 metros de altitude.
Fora da Quinta, há muito para descobrir e fazer. Num raio de 20 quilómetros, existem as cascatas de São Julião, da Cabroeira e do Pego do Inferno, a Barragem da Apartadura - onde pode realizar várias atividades náuticas -, as ruínas da antiga cidade romana da Ammaia e os museus da Tapeçaria e José Régio, em Portalegre.
Também dentro deste raio, encontra-se a vila de Marvão, a vista espantosa do castelo de Alegrete e os sinais da herança judaica deixados em Castelo de Vide.
Pode ainda fazer passeios pedestres ou de BTT pelo Parque Natural da Serra de São Mamede,
passeios de balão de ar quente, atividades de enoturismo, workshops de olaria ou até mesmo
uma experiência diferente numa quinta pedagógica.
A nível gastronómico, há muito para provar, desde sopas - como a açorda e o gaspacho à alentejana -, a carnes, como borrego, porco, veado, javali, acompanhados de migas, feijoada ou até mesmo cogumelos do campo apanhados na serra de São Mamede, também um excelente local para a prática de observação e apanha de cogumelos.
Produtos como o azeite, o vinho e a castanha tem produção na região de elevada qualidade.
Comentários