Depois do centro New Life Tailândia, o mesmo conceito chegou a Portugal. O centro New Life Portugal, na Serra da Estrela, abriu portas a 31 de dezembro de 2021 e foi oficialmente inaugurado em setembro de 2022.

O centro Life Portugal é constituído por dez quintas de pedra tradicionais remodeladas em quatro aglomerados residenciais, cobrindo uma área de 13 hectares. No total, são 49 suites para clientes e 9 acomodações para funcionários. As instalações incluem um centro comunitário, uma sala de refeições, uma piscina exterior, sauna, sala de massagem e ginásio.

A Minha Experiência

Passei três dias na New Life Portugal, durante os quais estava a decorrer um retiro de ioga. Fiquei alojada numa das suites da Quinta das Castanheiras, um espaço mais afastado das áreas comuns, em frente ao lago.

Das 21h às 8h30 pratica-se o silêncio nobreO pequeno-almoço é servido entre as 7h30 e as 8h30 e às 8h30 existe uma reunião matinal, onde as pessoas se apresentam, falam um pouco de si e trocam experiências.

Apesar do silêncio nobre, no restante tempo há muita conversa entre os hóspedes, que partilham as suas próprias histórias, o motivo que os levou a estar ali e a sua jornada de cura. Toda a gente tem um propósito, seja a cura de um luto ou um processo de auto descoberta. O espírito de comunidade está muito presente.

Na sala de estar podemos ler livros deixados pelos hóspedes, desenhar, jogar jogos de tabuleiro ou fazer puzzles. A zona da piscina convida a mergulhos já que a água é aquecida, mas é também é um bom espaço para relaxar e apreciar a paisagem. Os hóspedes podem também trabalhar na horta, juntamente com os agricultores.

O jantar é servido às 18h, o que nos dá tempo de conviver, antes do silêncio nobre que começa às 21h e que nos permite descansar ao som dos grilos. Embora exista wifi, as tecnologias são desincentivadas, não existe televisão e a zona de refeições não permite uso de telemóveis. O centro recebe hóspedes de todo o mundo e, por esse motivo, grande parte das atividades são em inglês.

As refeições são à base de frutas e vegetais frescos e alimentos minimamente processados. Ao pequeno-almoço existem sumos naturais, pão, frutas, ovos e queijos. Ao almoço existe apenas uma proteína animal, sendo a maioria dos pratos vegetarianos. Não existe álcool, refrigerantes ou doces.

Este é o destino ideal quem gostaria de tirar uns dias para relaxar na natureza com o valor agregado de poder participar de aulas de ioga, meditação e ginástica. Os hóspedes que ficam mais tempo podem receber suporte para stress, esgotamento, ansiedade, depressão, tristeza, solidão, prevenção de recaídas e cuidados posteriores ao vício, contando com uma equipa de conselheiros qualificados, coaches de vida, instrutores de bem-estar e terapeutas.

Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook.

Artigo originalmente publicado no blog A Cachopa.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.