Ir a Mafra com crianças pode ser um excelente passeio de um dia. Em apenas algumas horas dá para ver animais à solta na natureza e espreitar as tipicidade da chamada região saloia.

Estes são dois passeios, a escassos minutos de distância do centro da localidade:

TAPADA NACIONAL DE MAFRA

Também é conhecida por floresta encantada, porque conserva toda uma aura de misticismo que só os lugares especiais como este conseguem ter. É um espaço maravilhoso para se estar em contacto com a natureza. Tem árvores, um riacho e vários animais em liberdade (cerca de 300, entre javalis, gamos, veados ou raposas).

Foi lá na Tapada de Mafra que vimos pela primeira vez javalis à solta (e a poucos metros de nós), enquanto o Francisco aprendia a fazer tiro com arco.

Ao longo do ano, existem diversos eventos e actividades agendadas. Mas nas visitas espontâneas é possível fazer passeios pedestres, a cavalo e de charrete, circuitos de comboio, percursos BTT, assistir a espectáculos de aves ou observação de pássaros.

E ainda reservar uma cesta de piquenique e até dormir numa casa tradicional.

Morada: Portão do Codeçal, Mafra

Telefone: 261 817 050

Bilhetes: Desde 4 €

ALDEIA TÍPICA JOSÉ FRANCO

Numa época em que a tecnologia nos preenche tantas horas do dia e faz intensamente parte da ocupação dos tempos livres das crianças, gosto de saber que ainda existem lugares assim. Onde o tempo passa devagar. Onde as crianças se divertem com um simples escorrega ou a aprender mais sobre as profissões antigas, com objectos e réplicas de, por exemplo, um sapateiro, um barbeiro/dentista, um carpinteiro ou um ferreiro.

Mas o que mais despertou a nossa atenção foi a pequena aldeia toda feita em miniaturas de barro, que começou por ser um sonho de um jovem que em 1945 pensou em construir um museu vivo de barro. Queria que fosse assim como um presépio gigante, representando costumes da sua infância.

Com o passar dos anos, a Aldeia Típica José Franco aumentou o espaço e a oferta. Actualmente, tem música popular a tocar para animar os visitantes, uma loja de venda de peças em barro, um restaurante, uma padaria e uma taberna.

E ainda a réplica de uma sala de aula, onde os miúdos gostaram muito de ver como eram as antigas secretárias com tampo inclinado em madeira. Os pequenos quadros em ardósia colados em cada tampo eram assim como o tablet da época (“o tamanho é igual, mãe!” disse o Gonçalo).

Os baloiços do parque infantil (tal como eu me lembro, quando era criança) fizeram também as delícias dos meus rapazes, que cresceram a brincar em baloiços já mais modernos em madeira. “Estes ainda são mesmo à antiga!”.

Morada: N116, Sobreiro, Mafra

Telefone: 261 815 420

Bilhetes: Entrada gratuita

Por Joana Batista, do Viajar em Família

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.