Foi assim ao longo de muitos anos e com orgulho dizem que o pão do forno comunitário é de muito boa qualidade e com grande procura.

Sangemil
Sangemil e a vista para Penalva do Castelo créditos: Who Trips

O pão e a comida feita no forno. "Já passou por aqui tudo. Só falta o Presidente da República", assegura Cilita uma das mulheres que faz o pão.

O  forno comunitário foi construído há 5 anos e procura restituir a tradição do pão artesanal.

Sangemil
Pão do forno de Sangemil créditos: Who Trips

Agora fazem pão de várias qualidades, como também bolas de carne, bacalhau e sardinha. Fazem igualmente pão de azeite e doces.

Sangemil
O forno créditos: Who Trips

O forno tem capacidade para 11kg de pão e a madeira ou é recolhida pelas padeiras ou oferecida pela população ou a Junta de Freguesia leva até à porta...
Em frente do forno comunitário vai ser reconstruída uma casa de pedra. O rés-do-chão servirá para guardar lenha e o primeiro piso terá uma sala para eventos.

Sangemil
Rua onde está o forno créditos: Who Trips

Há uma grande procura de pão e refeições feitas no forno.
Com frequência ocorrem encontros de gente de todo país que vem aqui provar a gastronomia de Sangemil. Este é um dos motivos porque a marcação tem de ser feita com algum antecedência.
O forno também é usado por outras pessoas de Sangemil que marcam numa agenda quando utilizam as instalações.

Sangemil
Sala onde é amassada a farinha créditos: Who Trips

O forno situa-se no rés-do-chão, ao lado há uma sala onde é amassada a farinha em masseiras com dezenas de anos. Junto desta, uma outra sala para refeições.

Sangemil
Exposição dedicada ao ciclo do pão créditos: Who Trips

No primeiro piso há uma exposição de alfaias agrícolas, vestuário tradicional e instrumentos de fabrico e moagem de pão.

Sangemil
Interior da capela da Nossa Senhora da Esperança créditos: Who Trips

O forno é um dos pólos de atração de Sangemil e outro de que se orgulha a população é a capela da Nossa Senhora da Esperança. É um templo pequeno, foi restaurado e além do altar, em talha dourada, destacam-se pequenos vitrais.

"Só falta o Presidente da República" comer no forno de Sangemil faz parte do podcast semanal da Antena1 Vou Ali e Já Venho e pode ouvir aqui.
A emissão deste episódio, "Só falta o Presidente da República" comer no forno de Sangemil, pode ouvir aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.