Mas esta cidade, também conhecida como a Capital da Onda, é ainda a escolha dos adeptos do surf e dos campeonatos anuais que acontecem nas suas magníficas praias (o Baleal é a minha preferida!).

A cidade de Peniche insere-se na região Oeste de Portugal, perto de Lisboa (cerca de 100 km), com a grande vantagem de ter acessos muito fáceis (A8 e IP6).

Por tudo isto (e muitas mais razões) eu considero que Peniche é um excelente destino para umas relaxadas férias em família, onde existem vários motivos para usufruir de momentos divertidos, para além do clássico sol e mar.

Sim, eu sei, pode não ser fácil conseguir arrancar os miúdos das brincadeiras na areia e na água salgada, mas garanto que vale a pena!

Então, se têm algumas horas disponíveis, se o dia está nublado na praia ou até se precisam de ocupar a hora de almoço, estas são as minhas sugestões de visitas imperdíveis para aproveitar já nas próximas férias em família:

CABO CARVOEIRO

Tem uma paisagem natural deslumbrante, com recortes nas pedras que quase parecem intencionais e feitos à mão. Mas o mais fantástico é precisamente saber que tudo ali é apenas resultado da acção do vento e do mar que confere a esta rota um carácter realmente único.

Peniche
Uma das vistas do Cabo Carvoeiro créditos: SAPO Viagens

Na estrada entre Peniche e o Cabo Carvoeiro, vale a pena ir fazendo paragens para aproveitar os recantos super fotogénicos.

FORTALEZA DE PENICHE

Através desta construção é possível conhecer melhor a história da cidade e de Portugal, pois este Forte construído entre 1557 e 1645 (quando Peniche ainda era uma ilha) sempre foi usado com diversos fins ao longo dos tempos e começou a ser utilizado como prisão no séc. XVII.

Forte de Peniche
Fortaleza de Peniche créditos: Pixabay

Mas foi a partir de 1934 e até Abril de 1974, durante a ditadura em Portugal, que se tornou numa das prisões políticas emblemáticas do regime, alojando personalidades marcantes de uma época, tais como Mário Soares e Álvaro Cunhal.

É Monumento Nacional desde 1938 e no seu interior funciona o Museu Municipal de Peniche. Um bom pretexto para mostrar aos miúdos um pedaço da nossa História ao vivo e a cores!

BERLENGAS

É também a partir do porto de Peniche que saem os barcos para o arquipélago das Berlengas, uma reserva natural desde 1981 e classificada como Reserva da Biosfera da UNESCO desde 2011.

Berlengas
Berlengas créditos: Pixabay

É um lugar bastante inóspito mas também bastante protegido. É possível visitar grutas num barco com fundo de vidro, fazer mergulho, visitar o Forte ou apenas apreciar a praia e as muitas gaivotas que andam sempre por ali!

Para este passeio é preciso reservar quase um dia inteiro (se têm apenas umas horas disponíveis, terá de ficar para outra oportunidade). Os mais aventureiros, podem até escolher pernoitar por lá e assim ficar com mais tempo para explorar uma ilha pequena e quase deserta mas tão singular.

Por Joana Batista do Viajar em Família

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.