E depois destas experiências lá na província, podem até ganhar tanto gosto e querer começar a aventurar-se mais vezes por outros paragens... Quem sabe, em passeios na Europa ou ainda mais longe.
Por agora, estas são as minhas propostas para passeios divertidos com os miúdos no Centro de Portugal:
Descer debaixo da terra nas Grutas de Mira de Aire
Estas grutas são um bom exemplo das belezas naturais que Portugal tem. E como estão debaixo da terra, normalmente os miúdos gostam de saber que, durante uma hora, se vão transformar em pequenos exploradores.
São as maiores grutas de Portugal e a riqueza natural é realmente espantosa.
Veja também: Grutas de Mira de Aire, as maiores de Portugal
Percorrer as muralhas do Castelo de Óbidos
Podem começar por subir os degraus das escadas encostadas à Porta da Vila para a partir daí ficarem com uma panorâmica geral dos traços arquitectónicos de Óbidos.
Dá para percorrer, quase na totalidade, o 1,5 km de comprimento das muralhas. Apreciem as deslumbrantes vistas e diferentes perspectivas (mas mantenham sempre os miúdos vigiados).
Veja também: Visitar as livrarias de Óbidos em família
Conhecer novas histórias no Mosteiro da Batalha
Em frente ao Mosteiro está uma imponente estátua de D. Nuno Álvares Pereira, montado num enorme cavalo. Foi ele o responsável pela estratégia utilizada na batalha de 1385, quando sabia que teria de ser pela inteligência, e não pela força, que venceria o inimigo castelhano.
Ao entrar na igreja, apreciem bem os bonitos vitrais. Depois podem deixar os miúdos vaguearem livremente pelos largos corredores, as grandes salas, o jardim e terminar nas Capelas Imperfeitas.
Aprender sobre outras culturas no Jardim Bacalhôa Buddha Eden
É o maior jardim oriental da Europa, com cerca de 40 hectares. Tem muitas plantas exóticas, lagos, esculturas, patos, peixes e bastantes estátuas de Buddhas gigantes. É um bom lugar para os miúdos correrem, saltarem e brincarem à vontade. Tem muito espaço e sossego.
É possível almoçar ou lanchar no restaurante e comprar vinho na loja especializada. Está muito perto do Bombarral.
Veja também: Bacalhôa Buddha Eden, um gigante jardim em Portugal
Saber de onde vem o sal nas Salinas de Rio Maior
Estão a cerca de 30 quilómetros de distância do mar e são as únicas salinas de interior em Portugal. Os miúdos podem aprender de onde surgem os grãos brancos que se utilizam para temperar os cozinhados. Existem vários restaurantes e lojinhas de artesanato.
Veja também: Salinas de Rio Maior, as únicas salinas de interior em Portugal
Tocar em Pegadas de Dinossauros
O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire tem mais de mil pegadas e é considerado o maior trilho de dinossauros do mundo. Além de ser também o mais antigo que se conhece no mundo (com cerca de 175 milhões de anos).
Foi descoberto há cerca de 20 anos, quando se faziam trabalhos numa pedreira e as marcas das mãos e dos pés dos dinossauros terão ficado agarradas ao solo porque na altura aquele terreno seria uma zona pantanosa.
Veja também: Portugal tem o maior trilho de pegadas de dinossauros do mundo
Subir no elevador da Nazaré
São duas carruagens que partem ao mesmo tempo dos lados opostos do percurso (Sítio e centro da Nazaré) e se cruzam a meio. Durante a viagem e lá em cima, a 120 metros de altitude, a vista é realmente fantástica.
Comentários