Em 2020, na segunda etapa da Volta ao Algarve em bicicleta, o belga Remco Evenepoel arrancou para a vitória da corrida nos últimos 300 metros da subida ao Alto da Foia, em Monchique. Um ano depois, o seu gesto triunfal dava origem a uma estátua erguida no ponto mais alto do Algarve como forma de celebrar o feito do atleta e a importância do ciclismo para a região. Uma fotógrafa francesa conta-nos como um pequeno cartaxo-comum se apropriou, no final de maio, da obra de arte pública.

Fotografia e texto por Thérèse B.

Esta foto foi tirada no Algarve na Serra de Monchique, no topo da Fóia, o ponto mais alto da região, onde está esta estátua de um ciclista.

Vi o pássaro antes de reparar na estátua, onde escolheu a ponta do dedo para observar a paisagem em volta. É um hábito desta espécie que geralmente é observado empoleirado em pontos altos.

Tirei esta foto muito rapidamente com o telemóvel a partir do meu automóvel. Depois ainda tive tempo de tirar outras fotos com minha câmara sem que o cartaxo voasse. Pelo contrário, parecia que ele estava a observar-me.

Fotografo vida selvagem, pássaros, insetos, mamíferos... com preferência por pássaros que gosto muito de observar. Esta paixão é um verdadeiro motor para mim, ao ponto de planear as minhas viagens com base nas possibilidades de avistamento da vida selvagem, a principal atividade a que me dedico nesse tempo. É também uma oportunidade de enriquecer o meu conhecimento sobre a biodiversidade oferecida pelo nosso belo mas frágil planeta.

Acredito que mostrar a beleza da natureza através de fotografias pode ajudar algumas pessoas a se aperceberem da fragilidade do nosso meio ambiente e da necessidade de protegê-lo.

Merci, Thérèse!

Podem ver uma versão mais ampliada do pequeno pássaro no flickr da Thérèse, onde encontram mais das suas fotografias de natureza.

Se fazem fotografia de natureza ou viagem, e gostariam de partilhar connosco uma imagem da vossa autoria, contactem-nos pelo sapo.viagens@sapo.pt com o assunto Como fiz esta fotografia