O museu ao ar livre mais famoso de Portugal recebeu mais um modelo de dinossauro, o Miragaia. Oriundo da Lourinhã, este espécime pertence à família dos estegossauros e distingue-se pelas suas características excepcionais sendo, talvez por isso, o dinossauro português mais famoso do mundo.

 O modelo, exclusivo do Dino Parque, foi reconstituído a partir dos mais recentes e atualizados dados científicos. À semelhança dos restantes membros do seu grupo, o Miragaia possuía um par de fiadas de placas ósseas e espigões ao longo do dorso e da cauda, com mais de um metro de comprimento. O seu longo pescoço dezassete vértebras cervicais representam mais cinco do que as do estegossauro, e mais dez do que a girafa.

Este modelo de dinossauro tem mais de quatro metros de altura e os fósseis originais que deram origem à espécie encontram-se expostos na área museológica do Dino Parque.

 "Para nós é um orgulho poder apresentar este modelo único no mundo, símbolo da importância da Lourinhã como local de descobertas do período Jurássico. É mais um dinossauro português, dos vários que temos em exibição no Parque, sendo que este é especial porque não pode ser observado em mais nenhum parque do Mundo, apenas no Dino Parque, o maior museu ao ar livre da Europa", afirma Luís Rocha, Diretor Geral do Dino Parque, em comunicado.

O Miragaia é internacionalmente reconhecido e aclamado por toda a comunidade paleontológica, tendo sido o primeiro dinossauro português a ter uma publicação exclusiva na prestigiada revista científica Nature.

O Dino Parquere reabriu ao público no dia 20 de maio com um conjunto de medidas de controlo que garantem a segurança de todos os visitantes e colaboradores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.