
O Turismo da Arábia Saudita (STA) acaba de lançar a sua mais recente campanha protagonizada pelo futebolista português, Cristiano Ronaldo (CR7). A correr em mercados-chave da Europa, bem como na Índia e na China, “Vim pelo Futebol, Fiquei para Descobrir Mais” dá vida a uma Arábia Saudita que oferece aos visitantes muito mais do que o esperado.
“Hoje, a Arábia Saudita consolida-se como destino internacional que combina autenticidade cultural, forte hospitalidade e o palco para os mais variados eventos de classe mundial”, afirma Ahmed Al Khateeb, ministro do turismo da Arábia Saudita.
Marcando o início de uma temporada de desporto de alto nível, entretenimento e eventos – de cinema, moda e cultura –, a campanha estará presente em televisão, digital (redes sociais e display) e em agências de viagens online para dar ao público acesso a um dos calendários de eventos mais dinâmicos do mundo.
Com Cristiano Ronaldo, o mais famoso residente estrangeiro da Arábia Saudita, o filme leva os espetadores numa viagem pelos eventos do país ao longo da temporada de inverno. “Fazer parte da jornada da Arábia Saudita enquanto centro global do desporto tem sido algo realmente especial e, de certa forma, inesperado para mim há alguns anos”, afirma Cristiano Ronaldo. “O que mais admiro na Arábia Saudita é a forma como honra as suas raízes enquanto constrói o futuro. Dos camelos aos cavalos, das corridas aos campeonatos de esports, do deserto ao estádio, este é um lugar onde todos os jovens atletas podem sonhar em grande”.
“Esta campanha com o Cristiano é uma montra da Arábia Saudita de hoje e das nossas ambições. O turismo é um pilar central da nossa visão, e estamos continuamente a expandir a nossa oferta”, afirma Fahd Hamidaddin, CEO do Turismo da Arábia Saudita. “Desde 2018 já acolhemos mais de 100 grandes eventos internacionais e, à medida que o nosso calendário cresce, estamos no caminho certo para alcançar o objetivo de 150 milhões de visitantes até 2030”.
Integrada na Visão 2030, a estratégia de turismo da Arábia Saudita prevê um investimento de 800 mil milhões de dólares no setor, que deverá atingir um valor de mercado de 22,4 mil milhões e contribuir com 16,5 mil milhões de dólares para o PIB até 2030. Para além de impulsionar o turismo, os grandes eventos estão a gerar emprego, a promover a modernização de infraestruturas e a criar novas oportunidades para as gerações mais jovens, consolidando o país como referência no turismo desportivo e de entretenimento a nível mundial.
Destino de grandes eventos
A campanha destaca a diversidade de eventos desportivos e de entretenimento que decorrem ao longo de todo o ano em Riade, Jidá e AlUla. O país irá receber o Campeonato do Mundo da FIFA 2034, a Taça Asiática de Futebol 2027, os Jogos Olímpicos de Esports 2027 e os Jogos Asiáticos de Inverno 2029.
O calendário regular inclui eventos internacionais de grande dimensão como a Esports World Cup, a Fórmula 1, o LIV Golf Riyadh, torneios de ténis e a Saudi Pro League, consolidando a sua posição como centro de grandes eventos globais.
Do desporto ao entretenimento, o calendário anual saudita continua a expandir-se, com a Riyadh Fashion Week, o Festival Internacional de Cinema do Mar Vermelho, as Bienais de Arte e as conhecidas “Seasons” – realizadas em Riade e Jidá – como elementos centrais da programação.
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