Quando pensamos no que visitar em Lamego, rapidamente nos lembramos do famoso Santuário Nossa Senhora dos Remédios, que é a imagem de marca da cidade e um dos templos religiosos mais bonitos do país. No entanto, Lamego tem mais para conhecer.

O que visitar em Lamego

1. Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

Abrimos este roteiro de Lamego com o que leva, todos os anos, milhares de pessoas a visitar a cidade – o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, dedicado à santa padroeira de Lamego. Este santuário é um dos mais famosos de Portugal, entre outras coisas, devido à sua belíssima escadaria.

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios créditos: A Ticket to Take Off

Subindo os 686 degraus da escadaria barroca localizada na encosta do Monte de Santo Estêvão, encontramos vários pátios. Estes merecem tanto a nossa atenção como a própria construção religiosa no topo da escadaria. Ao longo da escadaria, existem vários murais de azulejo azul e branco e algumas fontes. Parem para apreciar, pois vale bem a pena! Um dos pátios mais bonitos é o Pátio dos Reis. Se não se sentem com energia ou por algum motivo não podem subir a escadaria, sugiro ir de carro até ao topo do Santuário e descer apenas alguns degraus até aparecer o primeiro pátio.

Já no topo da escadaria, somos brindados com vistas da cidade sem igual. Além disso, o arvoredo do Parque de Santo Estêvão que ladeia a escadaria acaba por criar um efeito ainda mais mágico.

O santuário, que começou a ser construído no século XVIII e terminou a sua construção no início do século XX, pode ser visitado gratuitamente.

2. Avenida Dr. Alfredo Sousa

Se querem tirar a foto ao cartão postal da cidade de Lamego, não há local melhor do que a Avenida Dr. Alfredo Sousa, onde encontramos o enquadramento perfeito do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Esta avenida é um local de convívio para os locais, especialmente nos períodos das festividades locais. Tem um corredor central ladeado de árvores de ambos os lados e, ao fundo da avenida, avista-se o santuário. Não deixem também de atentar nas caricatas Estátuas do Cochicho ou ainda na Capela de Espírito Santo. E, se a fome já apertar, é nesta avenida que também encontram uma das pastelarias mais conhecidas na área da confeção das bolas de Lamego – Pastelaria da Sé. Existem vários recheios das bolas, mas eu continuo a preferir a mais tradicional – bola de carne de Lamego.

Avenida Dr. Alfredo Sousa
Avenida Dr. Alfredo Sousa créditos: A Ticket to Take Off

3. Igreja e Convento de Santa Cruz

Outra igreja que merece atenção em Lamego é a Igreja de Santa Cruz – uma das maiores na cidade. Apesar do seu exterior não ser nada de especial, se conseguirem, visitem esta igreja, por dentro pois irão encontrar a igreja ornamentada com talha em ouro e também alguns painéis de azulejos.

4. Sé Catedral de Lamego

Ao fundo da avenida Dr. Alfredo Sousa, encontramos outro monumento bastante relevante em Lamego – a Sé Catedral. A sua decoração exterior e interior representa vários estilos arquitetónicos. Há registos que indicam que este templo religioso já existiria em 572 (embora com outro edifício), no entanto, este apenas reapareceu no século XII após as invasões árabes. Aliás, a construção do edifício atual começou em 1159. Após algumas reformas, da arquitetura atual, importa destacar o triplo pórtico, que é uma das principais obras manuelinas nesta zona do país.

Sé Catedral de Lamego
Sé Catedral de Lamego créditos: A Ticket to Take Off

5. Museu de Lamego

A poucos metros da Catedral de Lamego e localizado naquele que é o Antigo Paço do Bispo, encontramos o Museu de Lamego. Este edifício tem um estilo barroco e atualmente alberga obras de arte religiosa, incluindo pinturas do pintor português Grão Vasco. O horário de funcionamento do Museu de Lamego é de segunda-feira a domingo das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30. Os bilhetes para as exposições temporárias custam 2€ e o conjunto Vale do Varosa custa 7€. Aos domingos e feriados, a entrada é gratuita para todos os residentes em território nacional.

6. Teatro Ribeiro Conceição

Relativamente perto, podem também espreitar o Teatro Ribeiro Conceição. O edifício em que este teatro se encontra foi construído no início do século XVIII e tinha como propósito ser o Hospital da Misericórdia. O teatro apenas acabou por ser inaugurado mais de um século depois, em 1924, mas manteve a sua fachada setecentista original. Após alguns anos encerrado, o Teatro Ribeiro Conceição voltou a ser um espaço cultural de relevância na região. Se têm curiosidade de visitar o seu interior, podem espreitar a programação atual.

Teatro Ribeiro Conceição
Teatro Ribeiro Conceição créditos: A Ticket to Take Off

7. Rua da Olaria

Está na hora de rumar a outra zona da cidade de Lamego. Para tal, recomendo que o façam atravessando a Rua da Olaria, que é uma das mais carismáticas da cidade. O seu nome advém de na Idade Média existirem ali várias oficinas de olaria. Esta era uma das zonas mais relevantes em termos de comércio local, no entanto, já pouco resta desses tempos. A maioria dos estabelecimentos que existe nesta rua atualmente são bares e restaurantes. Mas a visita continua a ser obrigatória!

8. Castelo de Lamego

Outros dos locais imperdíveis em Lamego é o seu castelo, que claramente nos conta histórias de outros tempos. Desde a rua da Olaria, entrem na zona muralhada pela Porta do Sol. Consta que este castelo foi erguido sobre um antigo castro que mais tarde seria fortificado pelo Império Romano. A visita ao castelo é gratuita e inclui vários painéis informativos para aprender um pouco mais sobre a sua construção e importância na região. Não deixem também de subir à torre de menagem, com cerca de 20 metros de altura para vistas sobre a cidade.

Castelo de Lamego
Castelo de Lamego créditos: A Ticket to Take Off

9. Cisterna de Lamego

Ainda dentro da zona muralhada (conhecida como Bairro do Castelo), não deixem de visitar a Cisterna de Lamego, que data do século XIII. Esta cisterna é considerada uma das melhores do período medieval no país. Permitiu que a população se abastecesse de água durante vários anos. Atualmente, a cisterna serve apenas como exposição de como era a vida nessa época e a visita, ainda que relativamente rápida, é grátis.

10. Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos

Mesmo ali ao pé, recomendo também visitar o Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos. É o conjunto arqueológico mais relevante da cidade e exibe vestígios encontrados no Bairro do Castelo, alguns deles que chegam a datar do período da ocupação romana (séculos I a V). É uma visita que nos faz viajar no tempo e, o melhor de tudo, é que é totalmente gratuita.

11. Jardim da República

Não percam também o Jardim da República – um pequeno espaço ajardinado na cidade e perto de outros pontos de interesse em Lamego. Alguns dos monumentos que podem apreciar nas redondezas incluem a Igreja do Mosteiro das Chagas, a Igreja da Graça e o edifício da Câmara Municipal.

Jardim da República
Jardim da República créditos: A Ticket to Take Off

12. Rua da Seara

Por fim, aproveitem a proximidade para dar um saltinho à rua da Seara. É uma das ruas mais conhecidas na cidade, mas o motivo para a incluir como uma das melhores coisas para fazer em Lamego é a pequena Capela Senhora da Esperança que fica muito perto desta rua. O interior desta capela é decorado com azulejos e talha, tendo sido fundada em 1586.

Querem saber onde ficar e onde comer em Lamego? Neste artigo encontram a informação completa para uma escapadinha perfeita à cidade.