Distinguida várias vezes como melhor cidade para se viver e localizada no coração de Portugal, Viseu deu origem à música bastante conhecida "Indo eu Indo eu, a caminho de Viseu" na qual nos inspiramos para o nome do nosso blogue pelo facto de nos localizarmos neste distrito. Hoje selecionamos cinco locais bem no centro de Viseu para vos sugerir neste artigo.
1. Azulejos do Rossio
É um ícone de Viseu e está localizado na principal praça da cidade. Ao longo dos últimos anos este painel tem ganho mais destaque juntos dos viseenses e visitantes. Aqui são retratados trajes típicos da região, cenas da vida quotidiana e vários motivos florais.
2. Muralha de Viseu
Viseu terá sido, em tempos, um local de protagonismo devido ao cruzamento de diversas estradas romanas. Segundo historiadores, foi construída uma fortificação de forma a afastar os povos invasores de um certo perímetro estrategicamente traçado.
Em algumas zonas, existem painéis de vidro no chão que permitem observar ruínas dessa mesma muralha, um autêntico museu a céu aberto. Muralha quatrocentista rasgada por sete portas primitivas das quais subsistem duas, Porta do Soar e Porta dos Cavaleiros, este é um ponto obrigatório na visita.
3. Sé Catedral de Viseu
Com duas torres gémeas imponentes, esta Catedral (na foto de destaque do artigo) é vista mesmo à distância e torna-se um dos motivos mais fotografados da cidade de várias perspetivas.
É um dos edifícios mais antigos, tendo a sua obra iniciada por volta do século XII. Destacam-se, no seu interior, os claustros e os vários portais existentes. Guarda o tesouro da Sé, bastante valioso pelos objetos de que é composto.
Será interessante subirem em direção à Sé através do funicular localizado bem próximo.
4. Zona histórica
Para quem gosta de fotografar aquelas ruas mais genuínas do país, vai mesmo ter de caminhar pela zona histórica de Viseu. Aqui repousa a sua identidade.
A Rua Direita, principal artéria comercial com cerca de 500 metros de distância, era há dois mil anos o principal eixo da cidade. Na época medieval seria designada como Rua das Tendas, mas no século XV o seu nome terá sido alterado para Rua Direita por ligar diretamente duas das portas da cidade.
Visitar estas lojas, restaurantes, esplanadas, museus, seja de dia ou de noite, é sentir a alma e o espírito do povo que lhe deu nome.
5. Ribeira
Junto ao rio Pavia, bem no centro da cidade, existem alguns locais de lazer bastante interessantes que se podem tornar mais especiais no final do dia. Jardins, parques, esplanadas, pontes sobre o rio Pavia embelezam ainda mais uma cidade onde vão sentir que ainda ficou muito por conhecer.
Sigam as nossas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook
Artigo originalmente publicado no blogue Indo eu Indo eu
Comentários