É no concelho da Guarda que se localiza a povoação de Guilhafonso (entre a Guarda e Pinhel), a guardiã de um gigante castanheiro, árvore emblemática desta região. Para abraçar o tronco desta enorme árvore são necessárias nove pessoas, assegura a população. O gigante castanheiro tem 18,5 metros de altura, 8,5 metros de perímetro à altura do peito e 26 metros de diâmetro da copa.

Segundo o Município da Guarda, estima-se que esta enorme árvore, classificada em 1971 como de interesse público pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, seja resultado da junção de dois castanheiros, cujos troncos estavam muito próximos e ao longo dos tempos se foram fundindo.

Castanheiro de Guilhafonso
créditos: Município da Guarda

Além de grande, este castanheiro é antigo, estima-se que a exista neste local há mais de 500 anos, e um robusto sobrevivente. Apesar de ter aguentado intempéries, há 30 anos foi quase cortado por um madeireiro e há cerca de 20 foi atingido por um raio, sofrendo danos consideráveis na sua pernada principal.

O castanheiro gigante de Guilhafonso “é um orgulho para a povoação local” e visitado por inúmeros turistas todos os anos. A árvore está ao cuidado da Câmara Municipal da Guarda que o adquiriu há mais de uma década para assegurar a sua preservação.

Numa visita a este enorme castanheiro, rodeados de muitos outros, aproveite e prove as castanhas que nascem nestes soutos, um produto muito relevante para a economia regional.