Durante as estações mais quentes, cresce o desejo de encontrar recantos ao ar livre para escapadinhas de fim de semana ou férias. Agora, há um novo produto turístico que pretende colmatar uma falha que existia no mercado português: o turismo em jardins históricos.

Popular em países como Inglaterra ou França, a verdade é que em Portugal a possibilidade de visitar estes jardins permanecia quase impossível, até a Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH) ter ido para o terreno com o objetivo de categorizar este património que tem muito para oferecer a quem o visita.

“Os jardins históricos de Portugal, sejam estes uma cerca conventual ou uma quinta de recreio, são muito significativos para compreendermos a nossa identidade cultural. Conservam em si testemunhos muito antigos e devidamente perpetuados de vários momentos da nossa história ao longo de várias gerações”, descreve Teresa Andresen, Presidente da AJH.

Um dos resultados mais visíveis deste trabalho de campo foi um inventário de jardins históricos que pode ser encontrado no site da associação: mais de 800 espaços, 200 associados e 12 rotas turísticas – do Alto Minho aos Açores.

Quinta da Ínsua
créditos: AJH

Através do site, é possível pesquisar qual é o jardim histórico mais próximo da sua área de residência e planear uma visita de forma independente neste simulador. De acordo com as informações apresentadas, ficamos a saber mais sobre o jardim em questão, se a entrada é paga ou se é preciso fazer marcação prévia para a visita, por exemplo.

Pode também inspirar-se nas rotas já traçadas e incluí-las nos roteiros que possa realizar em todas regiões de Portugal.

Garden Experiences

A AJH lançou este mês as Garden Experiences no Norte e Centro de Portugal. “Trata-se de um produto turístico inédito em Portugal que junta um total de 29 jardins, na sua maioria privados, e que foi desenhado como resposta à pandemia que afetou as visitas aos jardins, muito dependentes do mercado externo”, explica a AJH.

Assim, é possível escolher e comprar um pacote completo, que pode incluir também estadia e experiências gastronómicas, além da visita guiada a vários jardins.

Os pacotes turísticos estão a ser comercializados por duas agências turísticas - TravelTailors e Club Tour, onde pode consultar os preços. O objetivo da AJH é, no futuro, alargar esta oferta a outras partes do país.

Conheça as 12 propostas dos Garden Experiences

Jardins, Douro e Vinhos: 2 dias

Dois dias, cinco jardins históricos. Numa experiência pelas sensações e sabores. Comece na Quinta da Aveleda, passeie por jardins românticos e árvores seculares. Desfrutar de uma prova de vinhos harmonizada com queijos e no final, no almoço, viaje pelos sabores mais tradicionais. Siga para a Casa dos Viscondes da Várzea e conheça uma quinta secular com mais de 150 hectares. Prova de três vinhos, azeite e pão.

Quinta da Aveleda
Quinta da Aveleda créditos: AJH

Recarregue baterias para um novo dia. Veja os primeiros raios de sol, na Quinta de Vale Abrãao (jardins e mata). Termine na Casa de Mateus, numa viagem pelo tempo descubra os mistérios do património histórico e os encantos do património natural.

Jardins do Dão: 1 dia

As boas-vindas são dadas na Casa dos Condes de Santar e Magalhães com uma prova de vinhos: Vinhos Vila Jardim Branco e Tinto e Queijo Serra da Estrela com DOP, acompanhado de broa e trigo. A experiência gastronómica continua no restaurante Paço dos Cunhas, com um almoço de degustação. Quanto a jardins, comece em Santar Vila Jardim, onde os jardins derrubam muros, encante-se com um total de seis jardins históricos. Termine no Palácio dos Condes de Anadia, em Mangualde, uma das mais notáveis quintas de recreio portuguesas. A visita termina na Adega Histórica do Palácio, com uma prova de dois vinhos.

Jardins do Dão
créditos: AJH

Jardins do Dão: 2 dias

Nada melhor que prolongar a visita e acrescentar ao roteiro a Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo. No coração das terras do vinho do Dão, é impossível recusar um jantar vínico. Entre as montanhas, descanse. Para além dos jardins, encontre experiências distintivas e os melhores sabores, alinhe numa degustação de produtos, com destaque para o vinho e Queijo Serra da Estrela DOP.

Douro Premium: 2 dias

O Douro Premium contempla duas experiências. O visitante tem o mesmo programa, mas tem duas opções para jantar e passar a noite. A escolha é difícil: Six Senses ou Hotel Rural Casa dos Viscondes da Várzea. Ambas as experiências começam na Casa de Mateus com provas de vinhos DOC Douro, almoço e visita guiada aos jardins. As experiências incluem ainda uma visita guiada aos jardins e mata da Quinta de Vale Abraão e aos Jardins da Casa dos Viscondes da Várzea com prova de três vinhos mais azeite e pão.

Quinta de Vale Abraão
Quinta de Vale Abraão créditos: AJH

Ribeira Lima: 2 dias

Por um jardim chamado Lima há duas Garden Experiences. O programa é o mesmo, mas o visitante escolhe onde almoçar: Paço de Calheiros ou Paço de Vitorino. A experiência inclui uma visita guiada à cerca do Mosteiro de Refóios do Lima, as visitas aos Jardins do Paço de Calheiros e ao Paço de Vitorino. À Ribeira Lima sugere-se, ainda, um passeio pelo Museu dos Terceiros, Jardim dos Simples e da Alameda dos Plátanos. Mesmo aí, bem perto, encontra-se a última paragem, uma visita guiada aos jardins da Casa de Nossa Senhora d’Aurora.

Paço de Calheiros
Paço de Calheiros créditos: AJH

Jardins do Minho: 1 dia

A quinta parece saída de um conto de fadas e é o ponto de partida para mais uma Garden Experiences. Falamos da Quinta dos Curvos, em Esposende. À sua espera uma gruta rodeada, um amplo lago, os seus jardins e vinhedos. No final, a visita inclui prova de seis vinhos: quatro Vinhos Verdes e dois Douro. Seguimos para Braga, o almoço é no Restaurante L’Eau Vive. Segue-se uma visita guiada à cerca do Mosteiro de Tibães e ao Santuário do Bom jesus do Monte.

Cerca do Mosteiro de Tibães
Cerca do Mosteiro de Tibães créditos: AJH

Verdes jardins, verdes vinhos: 1 dia

Em tons de verde, há mais uma experiência para descobrir. Começamos na Quinta da Aveleda, com prova de vinhos harmonizada com queijos. Seguimos para a Casa de Juste onde, depois de uma visita por encantos e recantos, paramos para descansar. A oferta é um almoço com tradição baseado no receituário antigo da casa. Da parte da tarde há mais um conjunto de maravilhas a descobrir: explorar os Jardins da Casa da Penha e os Jardins da Casa de Margaride com prova de vinhos.

Há um jardim histórico (e talvez secreto) à sua espera de norte a sul e ilhas de Portugal
Casa de Juste créditos: AJH

Norte com alma: 1 dia

No coração da invicta, é impossível não se render ao Jardim Botânico do Porto, com mais de quatro hectares de pequenas maravilhas. A experiência continua com uma visita guiada à Casa de Juste, seguida de almoço. À tarde, a promessa de um passeio inesquecível pela Quinta da Aveleda com prova de vinhos harmonizada com queijos.

Coimbra: Jardins, lendas e natureza: 1 dia

Pela cidade dos estudantes, vamos à descoberta do Jardim Botânico de Coimbra. Seguimos para a Quinta das Lágrimas. Nos jardins encontre a Fonte dos Amores e a Fonte das Lágrimas e reviva o amor de Pedro e Inês que dá nome ao restaurante da quinta, um espaço acolhedor e detentor de receitas antigas. A experiência termina com uma imperdível visita à Mata Nacional do Bussaco.

Jardim Botânico de Coimbra
Jardim Botânico de Coimbra créditos: AJH

Jardins de Basto: 1 dia

O Tâmega abençoa mais uma experiência, por terras de Basto que desde há longos anos são pioneiros na conservação e inovação nos jardins, impulsionados pelas irmãs Pinto Bastos. A visita começa em Celorico de Basto, na Quinta do Prado, depois, a viagem segue para a Casa do Campo, onde, depois das visitas aos jardins, há uma viagem pelos sabores avoengos e por paladares que são memórias. À tarde a experiência continua em Mondim de Basto, com a visita guiada à Casa da Igreja e, depois, em Cabeceiras de Basto, ao renovado Mosteiro de São Miguel de Refojos e envolvente.

Casa do Campo
Casa do Campo créditos: AJH

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.