A Madeira é uma terra de alegria e eventos com grande participação popular. Isto é especialmente visível na cidade capital, onde todas as estações do ano são pontuadas por festas tradicionais, festivais de música, entretenimento e eventos culturais. Animação é o que não falta, portanto, no dia a dia da ilha. Em qualquer altura do ano, uma viagem ao Funchal pode implicar aterrar no meio de uma grande festa!

Flores do Carnaval

A primeira festa do ano antecipa a chegada da primavera com bom humor. Os habitantes do Funchal vivem intensamente o Carnaval, um dos grandes atrativos turísticos da cidade.

No sábado antes da "Terça-Feira Gorda", a festa começa com o Grande Cortejo Alegórico, evento principal conhecido pela grande dimensão, com milhares de figurantes trajados a percorrerem as ruas com danças e coreografias. Na terça-feira, é a vez do Cortejo Trapalhão, aberto à participação de todos e dedicado à farsa e caricatura da vida quotidiana.

Após a folia, há que recuperar forças e apreciar a beleza da chegada da primavera. É uma boa ocasião para mostrar a todos o melhor da flora madeirense: estrelas, doiradinhas e gerânios-da-madeira... A Festa da Flor, que este ano decorre entre 16 e 22 de Abril, permite conhecer estas espécies e muitas outras. O evento atrai turistas de todo o mundo e inclui um cortejo composto por carros alegóricos que desfilam no centro do Funchal, espalhando cores e aromas naturais pela cidade.

Há ainda um mercado e exposição de flores no centro da cidade (Largo da Restauração) bem como atividades para crianças, concursos de arranjos florais, espetáculos de dança e concertos de música clássica.

Flores Funchal TAP
Flores Funchal TAP créditos: TAP

O verão aqui ouve-se bem

À celebração floral segue-se o calor e chega a altura de apreciar boa música, se possível ao ar livre. Entre 6 e 27 de Junho realiza-se o Festival do Atlântico, um evento que integra diversas vertentes culturais. O programa inclui o Festival de Música da Madeira, dedicado essencialmente à música erudita e ópera, com artistas portugueses e internacionais.

No Concurso Internacional de Pirotecnia da Madeira participam vários países e o público pode apreciar espetáculos piromusicais (combinando pirotecnia e música). O programa completa-se com uma série de atuações de bandas filarmónicas em diversos pontos da cidade.

Nesta época dá-se também largas ao gosto pelo jazz, que já faz parte da rotina cultural funchalense. O mês de julho enche-se com o som do Funchal Jazz, que conta com um histórico preenchido com músicos de reconhecido estatuto internacional, bem como vários talentos portugueses. O festival inclui um palco principal no Parque de Santa Catarina e vários eventos paralelos noutros locais: concertos em salas mais pequenas, jam sessions em bares, exposições e sessões de cinema, bem como workshops orientados por vários dos músicos participantes.

Outono bem regado!

O período que corresponde ao final do verão e início do outono coincide com as vindimas. É por isso natural que o digestivo para um verão musical surja na forma da Festa do Vinho, normalmente no final de agosto ou início de setembro. Este evento ocorre em vários locais da baixa do Funchal e a animação é assegurada por bandas filarmónicas e grupos folclóricos locais. Vários eventos de rua prestam homenagem ao Vinho Madeira, à vindima e às tradições culturais que lhes estão associadas.

Mas em breve é necessário meter mãos à obra. No que respeita às festividades que marcam a passagem do ano, os madeirenses não gostam de perder tempo e em outubro iniciam-se logo os preparativos para o Natal.

Natal, Revéillon e o inverno festivo

A época do Natal é de extrema importância na vida dos madeirenses e celebrada com entusiasmo. Durante o outono e início do inverno, as ruas vão-se enchendo com enfeites e decorações que tentam transformar a cidade num grande "presépio". Tudo isto é acompanhado por vários eventos culturais, artísticos e etnográficos bem como uma grande feira (Noite do Mercado) que se realiza a 23 de dezembro no Mercado dos Lavradores e onde todos podem fazer as últimas compras.

As festividades culminam com a Noite de Fim de Ano — o Réveillon do Funchal é famoso pelo seu grandioso espetáculo de fogo de artifício que, durante mais de dez minutos, ilumina os céus e marca o início do Ano Novo.

Ainda precisa de mais razões para vir celebrar? O Funchal espera por si, faça já a sua reserva com a TAP!