Decidi lançar um novo repto como habitual no Instagram. Comecei assim: “Sobre saber fotografar em viagem". Pedi que identificassem pessoas e ‘viagens pelo instagram’ - cujas fotografias de viagens se destaquem. Que inspiram os internautas. A opinião pessoal apareceu em grande e ficam alguns exemplos, mas sobretudo a galeria de fotografias das páginas de alguns influencers que dedicam as suas páginas sociais, inteiramente, à viagem e à fotografia.

Unindo as duas grandes motivações, começo por referir uma das páginas escolhidas pela @liliana_fidalgo: já conhecem o casal @explorerssaurus que viaja e fotografa no nível de “champions”?  Fotografar enquanto se viaja implica muitíssima coisa para quem queira de facto ver o seu trabalho apreciado, mas também assegurar que os lugares ficam bem explorados. Fotografar não é fácil e requer, nestes casos profissionais, um acompanhamento de fotógrafo. E realizador, muitas vezes. Na hora da fotografia, o que me parece que este casal realiza é um autêntico filme em que as peças dos vários locais do Mundo se encaixam perfeitamente e nenhum lugar ganha o jogo. A discriminação é palavra errada, a beleza do planeta é o mote.

E sabem o que muito me fez explorar a página do Explorerssaurus? Incluem bastantes lugares paradisíacos de Portugal. Afinal eles são a Raquel e o Miguel. Amam viajar e ainda têm dinâmicas pedagógicas sobre filtros e design para fotografia. Desta forma conseguiram até agora captar mais de um milhão de seguidores com cerca de 900 fotografias de viagens e destinos. Relembraram-me a Turquia e a Indonésia na sua plenitude. E recuperaram-me as memórias sobre ‘Portugal ser bonito’ em tempos de pandemia.

No que respeita à ‘nossa presença’ nas próprias viagens, normalmente há duas formas de se fotografar em viagem: ou estamos nós no centro da paisagem ou a paisagem (entenda-se: o lugar em si, a cultura, as pessoas, a gastronomia, as texturas) ganha o centro por completo. A página de Instagram que referi tem sempre o casal em destaque, mas nas melhores proporções pois permite-nos ver bem os segredos de pedra da Capadócia sem nos distraímos com a cauda imensa do vestido da Raquel. Ou ver bem praias do Algarve ou o Senhor da Pedra através dos beijos românticos de ambos.

Algo que me fez continuar o scroll na página: a ousadia com classe que, na minha opinião de influencer e não só, é a inteligência das redes sociais. Mostram o planeta e a própria imagem de forma sexy. Nada de ‘boring’.

Depois, numa perspetiva mais centrada na paisagem e em Portugal fica esta sugestão de seguidores e leitores: @maejavenho. Ficamos a perceber o cardápio do mapa português de uma forma que se garante mais familiar (estejam atentos ao desenrolar da página!) e segundo a @liliana_fidalgo (uma das pessoas que respondeu ao meu desafio num dos recentes posts da minha página): “são novos nestas andanças, mas têm mostrado grande talento e paixão”. De facto é uma página que começou há pouco tempo, mas já vai ganhando milhas.

No pódio da fotografia de viagens, também de mencionar @doyoutravel pelas fotografias arrepiantes que capta pelos vários cantos do Mundo. E Portugal não lhes passou despercebido! Com drone e com boas máquinas, as fotografias ganham força. Mas a criatividade é do autor. O exotismo é o que atrai este influencer e fotógrafo de viagens e de experiências. Sou suspeita neste ângulo: prefiro fotografar exotismo e lugares de mistérios longínquos.

A @joanafilipamagalhaes concorda com esta escolha do @doyoutravel também. E eu dou o prémio maior ao @nunomiguelfigueiredophoto, não só por ser o fotógrafo que me acompanha plenamente desde há um ano (brindemos!) no instagram, mas porque escolhe, com rigor, paisagens de Portugal para fotografar amor e moda. Estes dois temas combinados com os cenários rochosos, marítimos ou campais de Portugal. O Nuno não fotografa ou edita apenas, ele agarra a essência de cada pormenor em imagens. Com a lupa da alma. Ele próprio me incitou assim: vamos fotografar moda, mas vamos deixar respirar as paisagens. E nelas, destacou Portugal. Mais: este fotógrafo e gestor de redes sociais acredita que publicar conteúdos sobre viagens é o que faz sonhar os portugueses, o mundo. Sobretudo nesta fase. Dedico, a ti, este artigo. E obrigada por me fazeres acreditar na imagem das coisas. E não, apenas, nas coisas.

Este verão ficou marcado pelo positivismo e pela resiliência dos portugueses que disseram ‘YES’ às viagens cá dentro. Junta-se a @missfit.sandra que está agora mesmo em Puerto Banús e há pouco veio do México, mas é amante plena de viagens pela pátria. Conheçam as fotos apaixonantes da Sandra e a forma como esta jovem de Leiria ergue a bandeira nas fotos de viagens. A @crisoutfitideas sugeriu como ‘prémio da fotografia’ de viagens ‘por aí’ a @marianamachado___ que  foca moda e viagens também. Entrosar estes dois temas não é fácil e ela compreende como fazê-lo. Portugal está em destaque como cenário das suas sessões de apresentação. Das suas caminhadas.

A @bruna_jeronimo selecionou-me a mim, mas hoje a história não é sobre as minhas fotos, nem viagens. Gratidão, Bruna. Aliás, eu sou mais viajante de outros continentes, mas amo Portugal como quem beija uma bola de Berlim numa tarde esquentada e esfomeada de praia tuga.

A seguidora e leitora (e viajante!) @catarinaguedes_ indicou nesta mega seleção a página intitulada @amor.de.viajantes. E não é mesmo tudo um amor de imagens? Algo que adoça estas preferências é o facto de serem contas de amantes de viagens que focam monumentos, praias, luas e caminhos de Portugal. Deem uma olhada e viajarão literalmente. Ah, espreitei a galeria toda e gostei especialmente da foto das casas listadas da Costa Nova, Aveiro. Impossível não tirar uma foto nestas casas e são imensas. Nasci e cresci ali naquela zona calma, inteligente e banhada pelo mar e vento. Essas casinhas cheiram-me a lar.

O mês mais representativo de férias e de viagens dos portugueses, sobretudo em família, foi sem dúvida marcado pela escolha de Portugal continental e ilhas. E nisto não posso deixar passar a família @ohanaadventures que tem uma galeria excelente de fotografias pelos nossos territórios de língua bem europeia (Português Europeu). Também visitarão, com eles, as Maldivas. Mas é nas viagens por Portugal que a luminosidade deste casal e do Martim… se destaca com mais vivacidade.

Num estilo mais profissional (e como influencer), o afamado e viajante internacional @joaocajuda também preferiu mostrar as suas viagens de agosto… em Portugal.

E já conhecem o Facebook dos avós mais viajantes do país? Se querem comprovar, é só pesquisarem por Joaquim Avó e Nazaré Avó. Eles são os avós mais viajantes, de caravana, de comboio e carro. Destinos portugueses estão todos os dias nas suas fotografias de verão e com longas e deliciosas legendas. E presenteiam-nos com maravilhas gastronómicos. Concluímos: Portugal é a escolha número 1 dos portugueses.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.