Conselho para os companheiros deste Portugal dos grandes: as viagens de comboio organizadas. Fizeram o trajeto Lisboa-Porto, com visita guiada. O comboio parava, por exemplo, em Aveiro (minha terra!) e entravam teatralmente varinas com as cestas repletas  de ovos moles – ofereciam e dialogavam com os passageiros. Entre doces e dialetos, o passeio animava-se. No Porto, entrava o teatro no comboio com um brinde cheio de vinho do Porto e o vinho Dona Antónia. Se optar por isto, procure a Go Travel e saiba que em cada estação de comboio vai ter teatro ao vivo com os trajes regionais incluídos.

O passeio que sentem que têm de fazer o quanto antes (pergunto): a zona de Mértola, no Alentejo, que merece a visita pela atração arqueológica. Quem se quer juntar num passeio coletivo?

Tenho de relembrar algo que tem tudo a ver com este artigo. Este lindo casal não só viaja constantemente, como também faz imensos anúncios de publicidade. É verdade. E aqui o que interessa é um anúncio que todos conhecemos e que valoriza o amor, a vida e a viagem. O casal interpretou uma bonita história de amor e de viagem para o videoclipe “Era Eu” dos D.A.M.A. que arrecadou o Los Angeles Music Video Award. E mais: o prémio People’s Choice. A história desse videoclipe que mereceu milhões de visualizações e levou o português adiante foca uma trama em que o destino troca as voltas aos avós e os deixa sem dinheiro. A solução foi passar a viver numa autocaravana com muitas dificuldades. As viagens eram a morada ao mesmo tempo. Mas, quando o avô (interpretado pelo sr. Joaquim) recebeu o Euromilhões percebeu que a viagem e a vida ao ar livre eram mais valiosas que aquele dinheiro todo. Revejam o vídeo, os prémios, os aplausos e como é bom viajar como se fosse viver. Na voz de quem já viveu muito de facto.

Sempre cultos e a ver TV nos seus serões ao estilo juvenil, vão planeando os dias seguintes e publicando as fotos no Facebook. Muitas delas são sobre passeios e aspetos peculiares de plantas, gastronomia e outras coisas que são típicas das regiões portuguesas. Confessam que gostariam de visitar os passadiços na área de Borba, mas não esquecem os passadiços do Norte. São o par ideal para representar as viagens pelo país todo, sem preferência por regiões.

E de avião? Durante 23 dias, de autocaravana exploraram a Europa – portanto o videoclipe apareceu muito depois da vida real dentro de uma autocaravana por essa Europa que é um continente sénior e merece todos os passos dados.

Viajar nesta fase da crise sanitária: “a solidão é pior dos males (…) arranjar formas de entretenimento para não cair no marasmo” – ouço o Sr. Joaquim. Recomendam bastante às pessoas da mesma faixa etária que façam passeios e que há muitas opções. Que estejam unidos, mais que nunca nesta fase. E que estes passeios e convívios também envolvem gerações mais novas. Na pandemia, concluímos: a solução é viajar. O sr. Joaquim também ‘viaja’ dentro do seu quintal e diz que “é uma excelente terapia, a agricultura”.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.