Assim, a Holidu, o portal de reservas para casas de férias, decidiu as listar as 10 cidades em Portugal que deve visitar, se for adepto do desporto-rei.

1. Porto

Em primeiro lugar na classificação como cidade "perfeita" para os adeptos de futebol está a cidade Invicta. Os seus clubes reúnem milhões de adeptos na Internet, bem como nos estádios, o FC Porto, por exemplo, o clube mais seguido no Instagram com mais de dois milhões de seguidores. O estádio do Dragão é um dos pontos de encontro que mais agrada tanto os adeptos casuais como os adeptos mais ferrenhos.

2. Lisboa

A capital portuguesa não podia faltar, ocupando o segundo lugar na classificação. A cidade e os seus clubes são muito populares há anos, com grandes jogadores a jogarem nos famosos campos de Alvalade e na Luz, dois pontos obrigatórios para qualquer fã que visite a região. A excitação dos adeptos é frequentemente palpável na cidade quando as equipas mais populares jogam umas contra as outras. Os dois clubes mais citados nas redes sociais são o SL Benfica e o Sporting Club de Portugal com 12543 hashtags e 11573 hashtags, respetivamente.

Luz
Estádio da Luz créditos: DR

3. Braga

No último lugar do pódio encontramos a cidade de Braga. O seu clube mais conhecido, o Sporting de Braga, tem 230 mil seguidores na rede social Instagram e mais de 9.900 pesquisas mensais na Internet.

4. Barcelos

Em quarto lugar encontramos Barcelos com o seu mais conhecido clube, o Gil Vicente FC. Cor, vida, movimento, cultura e futebol são apenas algumas das características que descrevem Barcelos. É um clube com uma grande história, fundado em 1924 onde , em 2022, teve o apuramento histórico para a Europa. Os Gilistas, na rede social Instagram, contam com 48 500 seguidores e 4400 pesquisas online mensais.

5. Vila Do Conde

Vila do Conde fecha o top 5 da nossa classificação. Apesar de a região ter vários clubes registados, é o Rio Ave Futebol Clube que se destaca nacionalmente. O clube tem o nome do rio Ave, que corre através da cidade e para o Oceano Atlântico. O estádio dos Arcos é um dos principais marcos do destino e também palco principal para os jogadores mostrarem o seu talento aos Vilacondenses. Estes fazem sentir a sua presença tanto no estádio, marcando presença em todos os jogos, como na Internet e redes sociais, com mais de 67 600 seguidores no Instagram e mais de 33 100 pesquisas online.

Quais as cidades que completam o top 10?

6. Portimão

7. Funchal

8. Vizela

9. Ponta Delgada

10. Vila Nova de Famalicão

Metodologia

Esta classificação foi compilada reunindo vários critérios importantes para se ter uma ideia da escala da paixão pelo futebol que existe em Portugal. A lista de cidades estudadas foi construída com base na população das mesmas e na classificação dos clubes ligados a estas nas diferentes ligas. Para estas cidades, foi recolhido não só o número de estádios e as suas classificações através dos dados do Google Maps, mas também o número de clubes em cada cidade. Finalmente, para ter em conta a base de fãs de cada equipa, foi recolhido o número de seguidores no Instagram e também o número de hashtags de encorajamento para cada equipa #força mais o nome do clube.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.