Se não tem tempo para fazer todo o roteiro das 12 Aldeias Históricas de Portugal, pode ir fazendo umas escapadinhas de fim de semana e conhecendo algumas, com mais calma. Esta sugestão envolve três Aldeias Históricas: Trancoso, Marialva e Castelo Rodrigo. É um roteiro com muita história, por entre ruínas de castelos, feiras, museus e fortificações únicas em Portugal.

Se puder iniciar este roteiro a uma sexta-feira de manhã, comece por Trancoso. É imperdível a sua feira semanal, e torna o dia mais animado para conhecer este lugar. Tem também um castelo para explorar e, sendo uma cidade, tem muito comércio ativo e restaurantes para experimentar. Se procurar locais de alojamento fique com esta dica.

Depois, poderá dirigir-se a Marialva roteiro de visita aqui - onde as ruínas do castelo nos põem como protagonistas de uma série de televisão ou cinema. Solte a realeza que há em si e percorra a muralha com uma vista deliciosa sobre os arredores. Assim se vivia aqui há muitos séculos e, apesar das ruínas, este castelo ainda preserva as igrejas (posteriores) e o pelourinho de boa saúde arquitetónica. Também poderá pernoitar nesta aldeia, nas Casas do Côro, por exemplo.

E não posso deixar de sugerir a estadia na Aldeias do Juízo, onde vivi durante um mês, em 2019. As Casas do Juízo são do melhor que há de turismo rural no nosso país, com casas equipadas e um ambiente rural que se preserva, com o passar do tempo. Aqui (relativamente) perto está Cidadelhe, que José Saramago apelidou de “o calcanhar do mundo”, e as Termas de Longroiva, que merecem ser conhecidas e experimentadas.

Aldeia do Juízo
Aldeia do Juízo créditos: Viaje Comigo

Se conseguir encaixar nesta escapadinha, vá até Castelo Rodrigo onde pode ficar alojado e descer até Figueira de Castelo Rodrigo para experimentar a gastronomia regional e os vinhos da Adega Cooperativa. Boas viagens!

Castelo Rodrigo
Castelo Rodrigo créditos: Viaje Comigo

Pode seguir o Viaje Comigo no Instagram e YouTube

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.