São Jacinto

A praia de São Jacinto é uma verdadeira joia preciosa que se situa na proximidade de Aveiro, no extremo sul de uma vasta extensão de terra que separar a Ria de Aveiro do mar. A forma mais rápida de chegar a São Jacinto, partindo de Aveiro, é de ferry. Fazendo a fronteira com a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, o seu areal é muito extenso e selvagem. Ideal para a prática de surf ou para longas caminhadas ao longo da costa.

Praia de São Jacinto
Praia de São Jacinto créditos: Vítor Oliveira / Flickr

Praia Velha

Localizada perto de Leiria, a Praia Velha é uma praia despretensiosa, atravessada por um agradável passadiço para caminhar. Ideal para passeios revigorantes ao longo da costa, esta praia apresenta um extenso areal, bem como dunas impressionantes.

Paredes da Vitória

Esta praia encantadora se situa muito próximo do Mosteiro de Alcobaça, Património da Humanidade. Esta é a praia perfeita para famílias pela sua tranquilidade, segurança e proximidade ao rio. Uma formação rochosa muito curiosa denominada “castelo” lembra um leão repousando e contemplando o Atlântico. No centro da praia há um pequeno povoado com esplanadas convidativas, restaurantes, um parque infantil e vestiários públicos.

Paredes da Vitória
Paredes da Vitória créditos: Vítor Oliveira / Flickr

Vale Furado

A praia de Vale Furado se situa a escassos quilómetros a norte da Nazaré por entre as falésias mais surpreendentes. Este é um local tranquilo para relaxar e desfrutar das infinitas maravilhas da natureza. O acesso à praia é sinuoso e não há vigilância. Esta é uma praia muito popular entre os praticantes da pesca.

Foz do Arelho

Imagine um vasto triângulo de areia banhado no lado esquerdo pelas águas tranquilas da Lagoa de Óbidos e no lado direito pelo Oceano Atlântico. Esta é a única praia da Foz do Arelho, situada numa paisagem natural única. Os passadiços de madeira que se estendem por 800 metros proporcionam uma vista panorâmica sobre as falésias e sobre o oceano Atlântico.

7 praias para conhecer no Centro de Portugal e fugir das multidões
Passadiços na Foz do Arelho créditos: Center of Portugal

Praia de Porto Novo

Situada na foz do rio Alcabrichel, a praia de Porto Novo oferece um enquadramento natural verdadeiramente deslumbrante por entre arribas cobertas pela mais abundante vegetação. No topo de uma das arribas, se encontra a surpreendente imagem de uma santa, promessa feita por um grupo de pescadores em perigo no mar. Este foi o local onde as tropas britânicas desembarcaram antes da Batalha do Vimeiro, durante a primeira invasão napoleónica, em 1807.

Praia de Santa Cruz

Esta é uma das praias mais impressionantes da costa oeste portuguesa. A praia de Santa Cruz é uma praia de grande extensão e águas cristalinas, falésias selvagens, areais infinitos e notáveis formações rochosas com formas peculiares, como o Penedo do Guincho, se erguendo a 30 metros de altura.

Praia de Santa Cruz
Praia de Santa Cruz créditos: Vítor Oliveira / Flickr

Fonte: Center of Portugal

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.