Sou a Rita, nasci e cresci em Abrantes, mas sempre fui apaixonada pela cidade do Porto. Quando chegou a hora de ir para a faculdade não hesitei e em 2010 ingressei no curso de engenharia biomédica no Porto. Aos 18 anos saí de casa dos meus pais (e da minha zona de conforto) e fui à descoberta.

Sou o Pedro, nasci em Lisboa (por mero acaso) mas cresci na Póvoa de Varzim. É no Norte que me sinto em casa, mas desde cedo que explorar o mundo fazia parte dos meus planos.

Conhecemo-nos na faculdade, e começámos a namorar poucos meses depois… A partir daí todos os planos foram feitos em conjunto!

O interesse pelas viagens

O interesse pela descoberta de novos lugares e culturas esteve sempre presente nas nossas vidas, mas tornou-se ainda mais evidente quando fizemos a nossa primeira viagem a Suíça em 2014. Gostámos tanto que, a partir daí, poupávamos tudo o que conseguíamos para fazer pelo menos 2 a 3 viagens por ano.

A aventura esteve sempre presente nas nossas vidas, e a verdade é que não conseguimos estar muito tempo no mesmo sítio. Foi por isso que quando surgiu a oportunidade de sair de Portugal para trabalhar na Holanda nem pensámos duas vezes e fizemos as malas!

Casal de viajantes Rita e Pedro
Casal de viajantes Rita e Pedro A Rita e o Pedro a gravarem um vídeo sobre a sua viagem para o seu Youtube. créditos: Rita e Pedro

Vivemos no país das tulipas durante 3 anos e foi aí que encontrámos a nossa segunda casa. Tínhamos empregos estáveis na área da tecnologia, gostávamos do que fazíamos, mas algo nos dizia que ainda tínhamos uma aventura maior à nossa espera.

Fazer algo memorável como comprar um bilhete de ida e viajar o mundo sempre esteve nos nossos planos, mas a verdade é que o momento certo ainda não tinha surgido.

Apenas quando a rotina e a falta de motivação se apoderaram das nossas vidas, percebemos que precisávamos de uma mudança “a sério”.

A tomada de decisão

Antes de tomar qualquer decisão, pensámos no que realmente era importante para nós, o que isso significaria para o nosso futuro e como é que iríamos chegar a esse objetivo.

Santuário de elefantes em Chiang Mai, Tailândia
Santuário de elefantes em Chiang Mai, Tailândia "É uma experiência muito melhor alimentar e banhar os elefantes do que montá-los!", alertam a Rita e o Pedro, depois de uma visita ao santuário de elefantes em Chiang Mai, Tailândia. créditos: Rita e Pedro

Depois de muita (mas muita) ponderação decidimos que queríamos transformar o nosso gosto pelas viagens no nosso objetivo de vida. Queríamos conhecer o mundo, e queríamos fazê-lo a tempo inteiro.

A partir daí trabalhámos durante mais ou menos um ano para fazer essa mudança acontecer. Como o nosso background é na área da tecnologia, decidimos deixar o típico emprego das 9 às 6 para passarmos a trabalhar em regime de freelancer como web designers (www.brandsetgrow.com), e é assim que, por enquanto, financiamos o nosso estilo de vida.

A nossa aventura

Vendemos tudo o que tínhamos na Holanda (casa, carro, mobília...), e comprámos um bilhete de ida para a Tailândia. Se foi fácil? Não tanto quanto parece… Se estamos felizes com a nossa decisão? Acho que nunca fomos tão felizes!

A nossa viagem começou em Abril deste ano e já visitámos 5 países (Tailândia, Camboja, Malásia, Vietname, Singapura). Nos planos para os próximos meses estão países como as Filipinas, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia. Não temos um plano de viagem completamente definido, vamos ajustando consoante as circunstâncias, o trabalho, e à nossa vontade.

Esta tem sido sem dúvida a experiência mais memorável que vivemos até hoje, e queríamos ter algo para um dia mais tarde recordar para além das típicas fotografias. Por isso decidimos criar um canal de YouTube, para partilhar as nossas aventuras e quem sabe inspirar outras pessoas a seguir o
mesmo exemplo.

Podem seguir as aventuras da Rita e do Pedro no Instagram, no YouTube e no seu site.