COMO SE FORMOU ESTA FISSURA?

Em 1789, ocorreu um grande terremoto na área de Thingvellir que abriu várias fissuras, entre elas Silfra que surgiu entre as placas tectónicas da América do Norte e da Eurásia e foi preenchida com a água do degelo do Glaciar Langjökull que fica ali muito próximo. 

“Silfra” significa “prateado” e está cada vez maior porque as placas tectónicas afastam-se uma da outra a uma taxa de 2 centímetros por ano.

Fissura de Silfra
créditos: Artic Adventures

MERGULHAR ENTRE DOIS CONTINENTES

Explorar o mundo marinho subaquático de Silfra revela as formações rochosas simplesmente incríveis deste espetáculo geológico.

Existem quatro secções na fissura: a profunda Fenda de Silfra, onde podemos tirar uma fotografia entre os continentes; o majestoso Silfra Hall; o amplo e profundo mundo azul da Catedral de Silfra e a Lagoa de Silfra, com sua incrível visibilidade subaquática.

Embora os peixes raramente se aventurem na fissura de Silfra, há muitas algas marinhas coloridas, incluindo o famoso “cabelo de troll” que chama a atenção pelo seu verde brilhante. 

Os inúmeros tons de azul e verde tornam este local maravilhoso para a prática de snorkeling e mergulho, e essas atividades oferecidas por empresas como a Artic Adventures são as únicas maneiras de realmente experimentar a magia e grandiosidade de Silfra, que aliás, está classificada pela  Associação Profissional de Instrutores de Mergulho (PADI) como um dos 10 melhores locais de mergulho do mundo.

A água em Silfra Fissure é completamente pura e límpida e a sua visibilidade excecional pode se estender por mais de 100 metros. Isto porque a água derretida originada no Glaciar Langjökull, antes de fluir para a fissura passa pelo campo de lava subterrâneo poroso da área, que atua como um excecional filtro natural, limpando a água de toda e qualquer impureza.

Fissura de Silfra
créditos: Artic Adventures

COMO VISITAR SILFRA?

Conduzir de Reykjavík até à fissura de Silfra leva cerca de 50 minutos, mas quem não tiver um carro alugado, pode optar por ir num tour organizado oferecido por várias agências turísticas disponíveis em Reykjavik. 

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.