Oficialmente República Federativa do Brasil, o Brasil é o quinto maior país do mundo em área territorial, ou seja, o seu território ocupa quase metade do sul-americano (47,3%). É também um dos países mais populosos do planeta com cerca de 215.000.000 habitantes.

Riqueza e beleza natural não faltam a este extenso país que conta com um litoral de 7 491 quilómetros. O Brasil faz fronteira com todos os países sul-americanos, à exceção do Chile e do Equador. O país está limitado a norte pela Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa. A noroeste é limitado pela Colômbia, a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e a sul pelo Uruguai. Este país tem vários arquipélagos como o Atol das Rocas, o arquipélago de São Pedro e São Paulo, Fernando de Noronha (o único habitado por civis) e Trindade e Martim Vaz.

10 curiosidades sobre o Brasil que talvez ainda não saiba

1. O Brasil é o maior produtor de café do mundo:

É verdade: o Brasil continua a ser o maior produtor de café do mundo. Pode ver as rotas de café mais famosas do país aqui.

2. O Rio de Janeiro já foi capital de Portugal

Há quem julgue que o Rio de Janeiro é a capital do Brasil visto que é uma das cidades mais populares do país contudo, é Brasília a sua capital.

Mas este não é o facto mais curioso. O mais curioso é que o Rio de Janeiro já foi capital de Portugal, entre 1789 e 1799, na época das invasões francesas. Durante este período, a família real sentiu necessidade de se mudar para o Brasil e escolheu a cidade “maravilhosa” para ser a capital portuguesa. Como a governação do império ultramarino português passou a ser exercida a partir da antiga colónia, os historiados, segundo a National Geographic, consideram este marco histórico como uma “inversão metropolitana”.

Será que é por isto que muitas pessoas fazem confusão e veem o Rio como capital do Brasil?

Pode ser, mas também ao recuarmos até 1763 vemos que a sede do governo foi transferida para Brasília. Assim, o Rio foi a capital brasileira até 1960. Depois deste ano é que a sede do governo passou para Brasília. Disto conclui-se que nem sempre é negativo perder estatuto. Tal como escreve a Lonely Planet, “pode ser uma experiência libertadora”. Afinal, o Rio passou a dedicar-se àquilo que faz melhor: celebrar.

3. Há uma ilha tão perigosa que é mesmo proibido visitar

A Ilha da Queimada Grande, localizada a 35 quilómetros da costa de São Paulo, parece qualquer outra ilha do Atlântico Sul. No entanto, estima-se que aqui existam cerca de quatro mil jararaca-ilhoa (bothrops insularis), uma das mais mortíferas e venenosas cobras do planeta. Por causa dos habitantes assassinos da ilha, recebeu o apelido de "Snake Island". Caso alguém seja mordido por uma destas cobras, o veneno mata-a em menos de uma hora.

A denominação "Queimada Grande" tem origem no facto de, no passado, eventuais visitantes (sobretudo pescadores da região) atearem fogo à vegetação costeira para afugentar as cobras e então poderem desembarcar em terra firme. Atualmente é ilegal visitar a ilha, mas isso não impediu que alguns cientistas (literalmente) loucos a explorassem. Pode ficar a saber mais sobre a esta ilha aqui.

4. Tem a maior comunidade de japoneses fora do Japão

É verdade. O Brasil e o Japão têm uma longa história de intercâmbio. De acordo com o site Terra, fazem parte da comunidade pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

5. É o país onde se tomam mais banhos por semana

Segundo o Terra, em média os brasileiros tomam dois banhos por dia.

7. É o país mais católico do mundo

Existem cerca de 123 milhões de católicos.

8.  Sabia que a maioria parte obras construídas pelos portugueses no Brasil são consideradas Património Mundial?

Pode ver os monumentos mais belos que os portugueses deixaram aos brasileiros aqui.

9. Sabia que o tamanho das fitas do Senhor do Bonfim, em Salvador, na Bahia (Brasil), está relacionado com uma estátua que foi levada de Portugal para o Brasil?

Pode ficar a conhecer a curiosa história aqui.

10. O único Museu da Língua Portuguesa do mundo fica em  São Paulo

São Paulo é a cidade com a maior população de falantes de português do mundo. Pode ficar a saber mais aqui.