Agora que o frio chegou, que tal dar a volta ao texto e rumar ao hemisfério sul para dias quentes, à beira-mar? O Rio de Janeiro espera por si, de braços aberto, e com muito sol.

Praia, muita praia

Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa para os amantes da praia
créditos: Jose Fuentes/Unsplash

Copacabana – Chamam-lhe a Princesinha do Mar e está entre as mais icónicas praias do Planeta. Mesmo que não vá dar um mergulho ou colocar o bronzeado em dia, vale a pena apreciar o cenário. Este fantástico postal do Rio inclui os prédios da Avenida Atlântica, a estátua de Carlos Drummond de Andrade e os desportistas que mostram os seus dotes atléticos no futevólei.

Ipanema – Imortalizada por Tom Jobim através da sua mais que famosa musa, esta é a praia perfeita para quem gosta de agitação. Muitos banhistas, barracas e vendedores ambulantes encontram-se nesta paragem obrigatória do Rio. O movimento no areal e no ‘calçadão’ é constante e continua mesmo depois do por-do-sol, no Morro Dois Irmãos. O momento costuma ser acompanhado por palmas e muitas fotos, claro está.

Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa para os amantes da praia
créditos: Nathana Reboucas/Unsplash

Leblon – Logo a seguir a Ipanema encontra esta outra praia muito badalada. Popular entre locais e turistas, destaca-se pela sua longa faixa de areia perfeita para praticar desportos com bola ou simplesmente ‘trabalhar para o bronze’. Quando o mar permite, este é um excelente spot para surfar. Depois de um dia de sol e ondas, siga até ao miradouro num dos cantos da praia e deixe-se seduzir pela paisagem. Tal como a vizinha Ipanema, a praia do Leblon dispõe de quiosques, bares e restaurantes e ainda ‘calçadões’ e ciclovias.

Leme – A dois passos de Copacabana, esta é uma praia a incluir no roteiro. Apesar de mais tranquila, não lhe faltam atributos. Aproveite para caminhar ou fazer um passeio de bicicleta e retempere energias num dos muitos quiosques perto da areia. Uma água de coco é uma sugestão refrescante e amigo do fitness. Caso queira dar um mergulho, as águas aqui são relativamente calmas e convidativas.

Praia Vermelha – Diz-se que é um dos segredos mais bem guardados pelos cariocas. Localizada na zona sul do Rio, no bairro da Urca, esta praia tem como pano de fundo o Pão de Açúcar. Perfeita para um dia bem mais calmo do que em outras praias mais conhecidas, oferece um mar tranquilo e boas infraestruturas, entre quiosques e restaurantes cheios de charme ao longo do bairro.

Praia do Forno - A menos de três horas de carro do Rio, na região dos Lagos, fica Armação dos Búzios. Mais conhecida apenas por Búzios, esta estância balnear é um sofisticado destino de férias com inúmeras praias. Uma delas é da Forno, que se destaca por ser das menos frequentadas. Aqui os típicos quiosques não abundam, mas é possível comprar bebidas e snacks aos vendedores ambulantes e alugar guarda-sóis. Siga até ao canto esquerdo da praia e depois das pedras encontrará uma zona de areia rosa, protegida por enormes paredões; o refúgio ideal para quem não dispensa privacidade, durante a maré baixa.

Em comunhão com a natureza

Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa para os amantes da praia
créditos: Mariana Fialho/CC BY-SA 3.0

Parque Madureira - É o terceiro maior parque da cidade e oferece várias opções de lazer aos moradores da zona norte carioca e aos seus visitantes. Aqui podem praticar-se vários desportos, como basquetebol, vólei ou futebol, ou simplesmente passear pela imensa zona verde, marcada por plantas nativas, riachos e pomares. O parque tem ainda dois espaços culturais, a Arena Carioca, onde decorrem apresentações culturais, e a Praça do Samba, dedicada ao género musical brasileiro.

Quinta da Boa Vista - Um dos maiores parques urbanos do Rio, preserva os jardins e os lagos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou. O mesmo sucede com outras referências históricas, entre as quais se destacam o antigo palácio da família real, onde funcionava o Museu Nacional, ou o Templo de Apolo. De destacar ainda o bonito portão que hoje é a porta de entrada para os visitantes do Jardim Zoológico, um presente de casamento do Duque de Northumberland ao jovem casal D. Pedro I e D. Leopoldina.

O Rio visto de cima

Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa para os amantes da praia
créditos: Thales Botelho de Sousa/Unsplash

Morro do Pão de Açúcar – Quem visita a Cidade Maravilhosa tem de viajar no Bondinho do Pão de Açúcar. Inaugurado em 1912, o teleférico transporta por ano cerca de 1,5 milhão de pessoas, entre as estações da Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar. Coloque a máquina fotográfica a postos, porque vai fazer muitas imagens quando chegar ao final da viagem, a 396 de altura. O Morro do Pão de Açúcar oferece uma vista absolutamente fabulosa sobre a Baía da Guanabara, sendo ainda possível ver as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo e Leblon.

Cristo Redentor - Um dos pontos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro e considerada a maior e mais famosa escultura Art Déco do mundo, a estátua do Cristo Redentor foi desenvolvida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa entre 1926 e 1931. Se quer visitar esta atração imperdível situada no Parque Nacional da Tijuca sem perder pitada, é melhor colocar calçado confortável e preparar-se para uma subida e tanto. À sua espera tem nada mais nada menos do que 220 degraus. Mas acredite que quando chegar aos pés da estátua, a vista compensa.

Quem disse que as férias de Natal têm de ser passadas frente à lareira? Diga até já ao inverno e siga até ao caloroso Rio na companhia da TAP.