O edifício que abriga o Museu do Futuro é absolutamente extraordinário! Não é por acaso que a revista National Geographic o elegeu um dos 14 museus mais bonitos do mundo. Foi projetado pelo gabinete de arquitetura Killa Design, é todo revestido de aço e vidro, usa energia solar e pretende representar uma visão do futuro. Compreende três elementos principais: a colina verde que representa a terra, a forma do edifício que representa a capacidade de inovação da humanidade e o vazio no centro da estrutura que representa o desconhecido.
Na sua fachada destaca-se o uso artístico da caligrafia árabe. As palavras foram desenhadas pelo artista Mattar bin Lahej, e reflectem citações de Sua Alteza Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos. Uma das citações diz: “O futuro pertence a quem pode imaginá-lo, projetá-lo e executá-lo. Não é algo que se espera, mas sim que se cria.”
O lobby parece um verdadeiro portal para o futuro. Dos tetos, à escadaria, aos elevadores passando pelo adorável “peixe voador” robótico que flutua pelo ar e se aproxima de nós quando lhe acenamos, entrar neste museu é como entrar dentro de um filme de ficção.
Tinha uma marcação feita on-line, por isso fui buscar o meu bilhete (uma pulseira com um chip) a uma das máquinas do museu. Já estava na hora indicada mas tive de aguardar na fila (um pouco longa) para entrar. Afortunadamente, não tive de esperar muito. Em 10 minutos as “portas do futuro” abriram-se para mim.
Os guias do museu, no início da visita, conduzem pequenos grupos por diferentes salas e dão algumas explicações. Depois convidam-nos a “embarcar numa nave” e “subir” para a OSS Hope, uma estação espacial 600 km acima da Terra. Começa assim uma experiência interativa dividida em 5 capítulos onde descobrimos espaços como uma biblioteca de ADN; “The Heal Institute”, uma visão de realidade aumentada e virtual do Dubai e do mundo em 2071; “The Oasis”, que oferece experiências relaxantes e uma Sala Sensorial; “Amanhã Hoje”, um espaço que mostra tecnologias futuristas que já existem hoje e “Future Heroes”, uma sala lúdica interativa projetada para inspirar as crianças.
Os tópicos em foco incluem assim inovações revolucionárias, o futuro das viagens espaciais, as mudanças climáticas, a ecologia, a saúde e o bem-estar físico e espiritual.
O Museu do Futuro é um lugar maravilhoso para visitar, principalmente para quem viaja com crianças, pois não só oferece uma plataforma para conhecer ideias inovadoras, como também incentiva os mais novos a contribuir ativamente para moldar um amanhã melhor.
Como chegar ao Museu do Futuro
É muito fácil chegar ao Museu do Futuro utilizando os transportes públicos, basta apanhar a Linha Vermelha do Metro do Dubai e sair na estação Emirates Towers, que fica em frente ao Museu e também está conectada a ele por uma passagem interior.
Os bilhetes custam AED 149 (cerca de 38 €) e podem ser reservados online no site oficial do Museu.
Uma dica importante: o horário deve ser escolhido no momento da compra e deve ser respeitado — quem chegar atrasado não poderá entrar.
O museu está aberto das 10h às 21h30 todos os dias, e a última entrada é às 19h30.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
O The Travellight World visitou o Museu do Futuro a convite do Turismo do Dubai
Comentários