Um curto voo a partir de Lisboa separa-o de um pequeno paraíso. A mil quilómetros do continente europeu, em pleno oceano Atlântico, Porto Santo tem tudo para tornar inesquecíveis as suas férias românticas ou uma escapadinha em família. Considerada uma das mais seguras do mundo em tempos de pandemia, a sua extensa praia de nove quilómetros destaca-se pelas capacidades terapêuticas quer das águas turquesas com temperaturas de fazer corar o mar das Caraíbas quer do areal fino e dourado.

Em comunhão com a natureza

Depois de um ano de correria, sugerimos que desligue o telemóvel e faça um só contacto: com a natureza. O corpo e a alma vão agradecer-lhe. Se é fã de caminhadas, calce umas sapatilhas bem confortáveis e siga até à Vereda do Pico Branco ou descubra a Levada do Pico Castelo. Um passeio até à Ponta da Calheta, ao longo da praia, também fará maravilhas. Pode ainda optar por outras atividades como o golfe, o windsurf ou os passeios de BTT.

Não se esqueça da câmara fotográfica em casa. As vistas impressionantes da ilha merecem um pouco mais de peso na bagagem e podem ser desfrutadas desde os muitos miradouros. Siga até ao da Fonte de Areia, a norte da ilha, de onde poderá avistar o ilhéu que lhe dá nome, a Falésia e a costa norte. Mas se busca imagens de cortar a respiração da baía e da praia, então recomendamos o Miradouro das Lombas.

porto santo: um paraíso no meio do atlântico
créditos: Vítor Oliveira /CC BY-SA 2.0

Bem-vindo a Vila Baleira

Porto Santo tem apenas uma cidade: Vila Baleira. Fundada em 1419 por Bartolomeu Perestrelo, destaca-se pelo charme das suas casas brancas, edifícios históricos e cafés bem animados. Não deixe de visitar a Casa de Colombo, que assinala a passagem do descobridor pela ilha; o Largo do Pelourinho e os Jardins do Infante, onde vale a pena passear, aproveitar a sombra das palmeiras e beber água de uma das fontes, que se diz ser boa para problemas renais.

Da lista de ex-libris de Porto Santo fazem também parte as Casas de Salão, que se distinguem pela sua cobertura de argila amarela conhecida na zona como ‘salão’ e foram recuperadas para turismo rural. Outro bilhete postal são os moinhos de vento, engenhos que se instalaram no final do século XVIII graças ao baixo relevo e aos contantes ventos de vários quadrantes que sopram na ilha.

porto santo: um paraíso no meio do atlântico
créditos: Vítor Oliveira /CC BY-SA 2.0

Do atum às lambecas

Pratos de comer e chorar por mais não faltam por estas bandas. As lapas são uma das iguarias a que dificilmente vai resistir. O polvo, o gaiado e o atum também fazem parte da ementa. A riquíssima gastronomia de Porto Santo inclui ainda tentações como o famoso bolo do caco, , as rosquilhas e os bolos de mel. Isto sem esquecer as lambecas, os gelados da ilha, que já se tornaram tradição. O melhor é ir esquecendo a dieta e preparando o apetite.

Agora que já sabe porque Porto Santo é um destino a ter em conta na altura de visitar a Madeira, temos mais uma boa notícia para lhe dar. Que diz a voos de ida a partir de 98 € euros com partida de Lisboa? É mesmo verdade. A TAP juntou-se à Associação de Promoção da Madeira e oferece estes preços fantásticos. Se por algum motivo não poder viajar na altura desejada, pode alterar a sua partida sem qualquer custo, desde que a reserva seja feita até 30 de setembro e o voo de ida se realize até dia 30 de novembro.

Porto Santo espera por si. Marque já a sua viagem e deixe-se encantar por este pequeno paraíso aqui tão perto.

Porto Santo desde 98€