Umas férias passadas em Porto Santo garantem aos visitantes dias relaxados a nadar ou a apanhar sol na praia, saborosas refeições preparadas com o mais fresco dos peixes e atividades que incluem caminhadas, desportos aquáticos e passeios para observação da fauna e flora locais.

A ilha revela uma forte preocupação com as questões ambientais e pretende ser a primeira da Europa com pegada ecológica zero.

Se ainda não conhece este paraíso não espere mais, aproveite agora os voos da TAP e marque já os seus bilhetes para Porto Santo!

Veja aqui tudo o que não pode perder.

PRAIA, SPAS, DESPORTOS AQUÁTICOS E CAMINHADAS

Porto Santo é perfeito para os amantes da praia. A posição geográfica privilegiada confere-lhe um clima ameno durante todo o ano e a influência da corrente marítima quente do Golfo permite que a água do mar mantenha também temperaturas anuais agradáveis (que rondam em média os 20º C), o que é ideal para banhos e prática de desportos náuticos como o mergulho (tem recifes artificiais e boa visibilidade até cerca de 40 metros de profundidade); surf, windsurf, snorkelling e passeios de barco.

O litoral sul tem uma baía baixa e extensa, com uma longa e bonita praia de areia fina, à qual são atribuídas, desde o século XVII, qualidades terapêuticas.

Experimente os spas especializados da ilha, que oferecem tratamentos com água do mar nos centros de talassoterapia e cubra-se com as areias quentes do Porto Santo, cujas propriedades previnem doenças osteoarticulares (psamoterapia).

Se gosta de fazer caminhadas, vai ficar apaixonado pela Vereda do Pico Branco ou pela Levada do Pico Castelo, e se gosta de nadar não deixe de visitar as paradisíacas piscinas naturais localizadas no Porto das Salemas.

ATRAÇÕES HISTÓRICAS

São várias as atrações históricas que pode visitar na Ilha, como o Farol do Ilhéu de Cima – o primeiro farol para as embarcações vindas da Europa –; A Casa de Colombo – onde viveu Cristóvão Colombo aquando da sua passagem pela Ilha do Porto Santo e atualmente um museu que tem em exposição retratos do famoso navegador e mapas com as diferentes rotas por ele percorridas.

porto santo
créditos: The Travellight World

Já as Casas de Salão, típicas construções habitacionais da ilha, caracterizadas pela sua cobertura de argila amarela, localmente chamada de “salão” (bentonite), existem um pouco por todo o lado e muitas foram recentemente recuperadas para servir o turismo rural. Descubra ainda os Moinhos de Vento – o baixo relevo da ilha e os ventos constantes a soprar de vários quadrantes criaram condições propícias à montagem destes engenhos. Segundo os historiadores, esta teve início em 1794 e em poucas décadas difundiu-se de tal forma que os moinhos de vento passaram a ser uma das imagens mais emblemáticas de Porto Santo.

VILA BALEIRA

Charmosa, com as suas casas brancas, edifícios históricos e animados cafés, Vila Baleira é a capital e a única cidade do Porto Santo. Foi fundada em 1419 por Bartolomeu Perestrelo e um passeio por esta povoação permite descobrir joias como a Casa de Colombo, o Largo do Pelourinho e os Jardins do Infante, onde pode passear, aproveitar a sombra das palmeiras, apreciar as esculturas e beber água de uma das fontes (que dizem ser boa para quem tem problemas renais).

PICOS, MIRADOUROS, ILHÉUS E OUTRAS BELEZAS NATURAIS

A Ilha de Porto Santo é rica em património natural e as atrações são suficientes para manter qualquer visitante ocupado durante dias. Destacam-se as seguintes:

Pico do Facho – Com 517 metros, é um dos mais altos picos da ilha. Conta-se que no passado acendiam-se aqui fachos para avisar a população da aproximação de barcos inimigos;

Pico Ana da Ferreira - Esta formação basáltica é uma das principais atrações naturais de Porto Santo. Desenvolveu-se aqui, em resultado de atividades vulcânicas, um espetacular conjunto de colunas prismáticas, designadas por “piano”. É relativamente fácil de subir a pé e existe um percurso para viaturas 4x4 até ao topo;

porto santo
créditos: The Travellight World

Pico Castelo – No alto deste cume existe uma fortaleza que data do século XVI, construída para fazer frente às frequentes invasões de piratas franceses e argelinos. Hoje é um miradouro que proporciona uma deslumbrante vista sobre Porto Santo;

Miradouro da Portela — Deste miradouro consegue avistar-se a praia do Porto Santo, o Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima. Fica apenas a 1,6 quilómetros da cidade e para lá chegar passa-se por uma avenida de palmeiras e moinhos de vento;

Miradouro das Flores — Situado por cima da Ponta da Calheta, avistam-se deste miradouro as mais belas paisagens da ilha. Quando o tempo está bom é possível fazê-lo até a ilha da Madeira;

Ilhéu de Cima – Também conhecido por Ilhéu do Farol e Ilhéu dos Dragoeiros, tem uma vasta concentração calcária conhecida como “Cabeço das Laranjas”. É dos seis ilhéus aquele que apresenta a maior variedade de plantas e de moluscos terrestres;

Ilhéu de Baixo (ou da Cal) – É o maior ilhéu de Porto Santo e possui ricas minas de calcário. Tem impressionantes falésias e nas suas encostas os visitantes encontram cavernas que dão entrada a inúmeras galerias de exploração;



Ponta da Calheta – Situada no extremo oeste da extensa praia dourada, a Calheta é um excelente local para apreciar a beleza local, descontrair na praia, ou apenas desfrutar do interessante património natural;

Cabeço das Flores — As falésias do Cabeço das Flores, na ponta mais a oeste do Porto Santo, elevam-se a cerca de 183 metros acima do nível do mar. No lado sudeste, erguem-se as Ilhas Desertas — uns afloramentos rochosos desabitados, que servem de abrigo a alguns pássaros raros e ao quase extinto lobo-marinho.

Zimbralinho — Uma acolhedora enseada com uma pequena praia de calhaus, onde a água azul-turquesa é extremamente cristalina mesmo quando a praia rodeada por falésias fica na sombra;

Fonte da Areia – Considerada pelos seus habitantes como uma fonte sagrada, era utilizada para fins medicinais e dela corria, segundo dizem, a água mais saborosa de toda a ilha. Hoje já não jorra a água de antigamente, mas o seu rasto nas rochas arenosas proporciona um bonito desenho de erosão. Chega-se a esta fonte saindo da localidade da Camacha, por uma estrada que segue para oeste em direção ao mar.

GASTRONOMIA

Uma das melhores coisas que Porto Santo tem para oferecer é a sua maravilhosa gastronomia. Gaiado, lapas, atum e polvo são algumas das especialidades locais a experimentar, assim como o bolo do caco, os biscoitos assados, as rosquilhas, os bolos de mel e as fantásticas lambecas (os gelados mais famosos da ilha).

porto santo
créditos: the Travellight World
Porto Santo desde 54€