João Gonçalves Zarco e Pedro Vaz Teixeira chegaram ao Porto Santo em 1418, depois de afastados por ventos fortes da sua rota africana. O abrigo dado pela ilha valeu-lhe o nome. Anos mais tarde, a sua história é marcada pelo casamento da filha do governador Bartolomeu Perestrelo com Cristóvão Colombo. Hoje, a fama internacional do Porto Santo passa por outra descoberta: a das propriedades terapêuticas da água do mar e das areias.

Talassoterapia: o mar ao serviço da saúde

Porto Santo: uma ilha mágica para recarregar baterias
créditos: Thierry Meier/Unsplash

Porto Santo é o local perfeito para descobrir os poderes quase mágicos da água salgada. Os gregos chamaram a estes tratamentos talassoterapia, o que pode ser traduzido como a terapia do mar. O segredo das águas da ilha está na sua composição rica em sais minerais como o cálcio, o iodo, o magnésio e o estrôncio, que ajudam a combater o stress físico e o cansaço, bem como doenças relacionadas com o reumatismo, artrite, problemas ósseos e musculares.

Se sonha em estender as férias e recuperar energias para o resto do ano, não pode deixar de visitar o Baleira Thalasso & Spa, o único centro de talassoterapia de Porto Santo. Integrado no Complexo Vila Baleira é o maior e um dos mais bem equipados do país no que toca à talassoterapia. Em traços gerais, o tratamento é realizado com água do mar aquecida a 37 graus numa vasta oferta de cabines de duches e piscinas. O Baleira Thalasso & Spa dispõe ainda de cabines de massagens, sauna e banho turco e de um corredor de marcha.

Psamoterapia: o poder das areias

Porto Santo: uma ilha mágica para recarregar baterias
créditos: Márcio Sousa/Unsplash

Se a água do mar faz maravilhas pela saúde e o bem-estar as areias não lhe ficam atrás. Usadas há muito no tratamento de doenças reumáticas e ortopédicas, destacam-se por ser muito finas e de fácil aderência à pele.

Ricas em minerais, como o cálcio, o fósforo, o magnésio ou o estrôncio, suportam altas temperaturas por bastante tempo, o que as torna perfeitas para os tratamentos. Estes consistem em cobrir a pessoa com areia aquecida entre os 40 e os 43 graus. Passada meia hora – duração recomendada para o tratamento – a temperatura ronda os 37 graus.

Natureza e desporto: uma receita infalível contra o stress

Porto Santo: uma ilha mágica para recarregar baterias
créditos: Dimitri B/Unsplash

A água do mar e as areias atraem muitos visitantes a Porto Santo, mas nem só de terapias vive a ilha. Mesmo que o tempo já não convide a banhos de sol e a mergulhos, não deixe de desfrutar da praia. Aproveite a estada para fazer um passeio a pé até à Ponta da Calheta pelo areal dourado. O seu stress vai desaparecer como que por magia. Caso procure algo mais movimentado, Porto Santo não vai desiludir. Na lista de atrações estão passeios de barco, pesca desportiva, mergulho, windsurf, surf, kitesurf ou BTT. Prefere o green ao mar? Então, tem mesmo de dar umas tacadas no Porto Santo Golfe, um campo de excelência projetado pelo campeão espanhol Ballesteros.

Miradouros também não faltam na ilha. E vale mesmo a pena subir a alguns para se maravilhar com paisagens de cortar a respiração. O da Fonte de Areia, a norte, oferece uma vista deslumbrante sobre o ilhéu com o mesmo nome, assim como sobre a Falésia e a Costa Norte. Já a praia de Porto Santo ganha outra perspetiva a partir do Miradouro das Flores. Se procura panorâmicas sobre a praia e a baía, siga até ao Miradouro das Lombas.

A natureza está também em destaque na Quinta das Palmeiras, um mini-zoo e mini-jardim botânico localizado numa colina do centro-oeste da ilha. Encontra nestes mais de cinco mil metros quadrados uma grande variedade de aves e espécies vegetais. Um programa a ter em conta sobretudo se viajar com crianças.

Um passeio pela cidade

Porto Santo: uma ilha mágica para recarregar baterias
créditos: Nuno Caldeira/CC BY-SA 4.0

Vila Baleira, capital e única cidade de Porto Santo espera pela sua visita. Conheça-a sem pressas e aproveite para relaxar no Largo do Pelourinho e nos Jardins do Infante. Uma vez no centro, dê um salto até à casa museu de Cristóvão Colombo, que assinala a presença do descobridor na ilha. Antes de se despedir, conheça a Igreja de Nossa Senhora da Piedade e delicie-se com iguarias locais como o bolo do caco ou as lapas. Ah, e não se esqueça da poncha!

Água do mar e areias com propriedades terapêuticas, paisagens deslumbrantes e cenários perfeitos para a prática dos mais diversos desportos. E ainda uma pequena capital recheada de história. Tudo bons motivos para fazer já a sua reserva para Porto Santo com a TAP.

 

 

Porto Santo ida e volta desde 129€