Começamos já por dar uma (meia) má notícia: Portugal não está no top-10 dos países menos corruptos do mundo. Porém, podemos dizer que está mais bem posicionado quando comparado com países como Espanha (42º), Coreia do Sul (48º), Itália (50º) ou Hungria (66º).

A organização não governamental Transparency International elabora, a cada ano, um estudo para analisar o índice de corrupção em 180 países, classificando-os numa escala de 0 a 100, sendo que 100 significa o número máximo de “pureza” ou transparência”, enquanto o 0 é o nível máximo de corrupção.

Numa reflexão global, a Transparency International concluiu que, em 2017, mais de dois terços dos países estão abaixo do nível 50, ou seja, uma má pontuação, sendo que a média de pontuação é de 43. Não vamos revelar já em que lugar está Portugal - para isso terão de carregar na primeira imagem da fotogaleria abaixo - mas podemos já adiantar que o índice de Portugal é superior à média (63).

Depois de terem ficado surpreendidos com o lugar ocupado por Portugal, revelamos ainda que Portuga aumentou o seu nível de transparência face ao ano 2016 e 2013, mas ficou abaixo de 2015, o ano mais ‘puro’ desde 2012.

Há 16 países europeus nos primeiros 30 lugares. Para conhecer a lista completa basta seguir este link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.