Mesmo perante alguma turbulência económica e política, as cidades da Europa Ocidental continuam a garantir alguns dos maiores níveis de qualidade de vida do mundo, de acordo com o 19º estudo anual Quality of Living da Mercer.

Viena, Zurique e Auckland ocupam os três primeiros lugares na tabela. (Veja a galeria em cima para conhecer o Top 10 das Cidades com Melhor Qualidade de Vida de 2017).

As únicas cidades não europeias neste Top10 são Auckland e Vancouver. As cidades mais bem classificadas da Ásia e da América Latina são Singapura (25º lugar) e Montevidéu (79º lugar), respetivamente.

A maioria das cidades europeias manteve-se estável neste ranking, à exceção de Bruxelas (27º lugar), que caiu seis lugares devido aos problemas de segurança causados pelos ataques terroristas, e de Roma (57º lugar), que desceu quatro posições no seguimento de problemas referentes à remoção de resíduos.

Lisboa surge classificada em 43º lugar do ranking, descendo um lugar relativamente ao ano anterior. A capital portuguesa posiciona-se imediatamente acima de cidades como Nova Iorque (44º) e Edimburgo (45º).

O estudo da Mercer deste ano inclui, ainda, uma tabela de classificação da infra-estrutura de cada cidade, que avalia o fornecimento de eletricidade, de água potável, de serviços de telecomunicações, de transportes públicos, tráfego e congestionamento automóvel, bem como a variedade de voos internacionais a partir dos aeroportos locais.

Singapura lidera esta tabela das infra-estruturas das cidades, seguida por Frankfurt e Munique, ambas em 2º lugar. Bagdad (230º lugar) e Port au Prince (231º lugar) ocupam os últimos lugares, em termos de infra-estrutura.

Relativamente ao nível da infra-estrutura, Lisboa encontra-se em 60º lugar, encontrando-se acima de cidades como Lyon (67º) ou Roma (73º).

As 10 cidades com melhor qualidade de vida, tendo em conta a infra-estrutura:
1. Singapura
2. Frankfurt
2. Munique
4. Copenhaga
5. Dusseldorf
6. Hong Kong
6. Londres
8. Sydney
9. Hamburgo
10. Vancouver

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.