Depois de termos revelado os menos corruptos do mundo, chegou a hora de divulgar a lista dos malfadados, aqueles cujos habitantes não gostariam de ver o nome do seu país neste lote.

De acordo com a organização não governamental Transparency International, que analisa o índice de corrupção em 180 países, classificando-os numa escala de 0 a 100, sendo que 100 significa o número máximo de “pureza” ou transparência”, enquanto o 0 é o nível máximo de corrupção, o estudo revela que “infelizmente, e fazendo uma comparação com os anos anteriores, esta má conduta continua a repetir-se e maioria destes países [os mais corruptos] não estão a fazer sequer qualquer tipo de progresso para acabar com este problema”.

Numa análise detalhada, no ano 2017, mais de dois terços dos países ficaram abaixo do nível 50, ou seja, uma má pontuação, sendo que a média de pontuação é de 43. A lista de países que vamos apresentar abaixo na fotogaleria, têm níveis de corrupção entre 9 e 18.

Desta lista, quatro são do Médio Oriente e Norte de África, outros tantos são do sul de África, um asiático e outro sul-americano.

Recorde-se que Portugal ocupa o 29.ª lugar. Pode consultar a lista completa neste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.