Apelidada como "a cidade amiga" ou a "cidade do vento", Port Elizabeth, capital da região Eastern Cape, foi rebatizada como Nelson Mandela Bay, em homenagem ao antigo presidente da África do Sul, originário daquela zona.

Os primeiros visitantes europeus de Port Elizabeth, cidade construída na Baía Algoa, foram os portugueses Bartolomeu Dias e Vasco da Gama.

Fundada em 1820 pelos primeiros colonos ingleses a habitar o continente africano, Port Elizabeth é a segunda mais antiga cidade do país e a quarta maior, tendo mais de um milhão de habitantes.

O nome da cidade foi dado pelo governador da Colónia do Cabo, Sir Rufane, em homenagem póstuma à sua esposa Elizabeth, que tinha morrido na Índia.

A cidade é considerada o centro da indústria automobilística do país e tem vindo a ganhar importância turística, sobretudo, ao nível dos desportos náuticos, mas também do ecoturismo.

Nos arredores de Port Elizabeth é possível encontrar dois importantes parques naturais, o Shamwari Game Reserve e o Addo Elephant Park.

A arquitetura de Port Elizabeth mostra as mudanças que a cidade tem tido ao longo dos anos, com edifícios do estilo vitoriano, mas também da “Art Nouveau” da África do Sul.

As águas mornas do Oceano Índico ajudam a cidade a ter um clima ameno o ano todo, com a temperatura de verão a atingir no máximo os 26 graus nos meses mais quentes, enquanto no inverno os termómetros atingem 20 graus.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.