O olho azul do diabo, em Turco, Nazar Boncuğu, apresenta-se como um círculo ou esfera com um olho no meio. Trata-se de um amuleto, tradicionalmente feito à mão, em vidro, com círculos concêntricos em azul escuro, branco, azul claro e preto. O povo turco acredita que este amuleto pode proteger contra o olho do diabo (mau olhado), uma crença existente em outros países do Mediterrâneo e da Europa de Leste. De acordo com esta crença um simples olhar pode causar dor, dano, ou má sorte a quem esse olhar for dirigido. Deste modo, pessoas invejosas lançam mau olhado, ainda que inconscientemente.

O símbolo do olho é visto como uma potente proteção contra as forças do mal em diversas culturas. Na Turquia acredita-se que o Nazar Boncuğu desvia a energia negativa dirigida a uma pessoa, dispersando esse poder negativo sobre si mesmo. A cor azul está igualmente associada a poderes protetores, daí que em alguns países mediterrânicos as portas de entrada das casas sejam habitualmente pintadas de azul – para afastar os maus espíritos.

Na Turquia encontra-se o olho azul do diabo em quase todo o lado, pendurado nas casas, nos escritórios, nos carros, estampado nas roupas, incorporado em joias e numa enorme variedade de ornamentações. Por isso se está de visita à Turquia e procura um souvenir genuinamente Turco, um Nazar Boncuğu é uma boa opção e não terá dificuldades em encontrar um! Basta deambular pelo Grande Bazar de Istanbul e vai perder a conta ao número de vezes que vai ver este amuleto.

Para descobrir mais sobre o Grande Bazar e outros locais fascinantes, descarregue a aplicação JiTT.travel, faça download do guia de Istambul e deixe-se guiar por esta antiga e charmosa cidade!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.