O que acontece é que é libertado por baixo daquelas rochas um gás que mantem as chamas ativas. A composição exata do gás é desconhecida, mas acredita-se que contenha metano de origem metamórfica. Diz-se também que este é o local que deu origem ao mito do monstro Quimera da mitologia grega, descrito por Homero na Ilíada. Sim, um monstro com cabeça de leão e com uma cabeça de cabra que lhe sai das costas e uma cauda que termina com a cabeça de uma serpente poderá já ter pisado este local e as chamas proviriam do seu tremendo e monstruoso bafo.

Yanartaş na Turquia
Yanartaş na Turquia na Turquia créditos: Mais pra lá

Todos estes mistérios tornam este local ainda mais interessante. Não esperes ver chamas gigantes pois não é esse o caso, mas ainda assim é um impressionante fenómeno natural (ou místico que a gente não sabe se Quimera continua a passar por lá de vez em quando para acender as chamas!).

A melhor hora para visitar o local é depois de jantar, quando cai a noite e cerca de 20 ou 30 chamas saídas sabe-se lá de onde se tornam mais visíveis, criando um ambiente ainda mais épico. Os alojamentos em Olympos organizam pequenas excursões para visitar estas Chamas Eternas. Nós estivemos por lá em época baixa e não havia gente suficiente para organizar a excursão e aventuramo-nos a ir a pé durante a tarde. É um passeio interessante, mas deixamos o aviso, ainda são alguns quilómetros!

Para subires ao local, onde poderás vislumbrar este fenómeno, terás que pagar 5 liras turcas, o equivalente a aproximadamente 50 cêntimos.

Chamas Eternas de Quimera na Turquia
Chamas Eternas de Quimera na Turquia créditos: Mais pra lá

Não deixes de ver a nossa galeria “Turquia: Muito mais do que estás à espera” e se quiseres saber mais sobre a nossa passagem pela Turquia podes encontrar as nossas histórias aqui. Podes também seguir as nossas aventuras no Facebook ou Instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.