Porquê visitar a Turquia?

A Turquia é um país enorme, com mais de 780 000km² o que lhe confere uma diversidade imensa.
Sendo um país tão heterogéneo, torna-se difícil escolher um lugar de eleição pois cada um tem o seu encanto: sejam as altas montanhas do nordeste que se cobrem de neve nos meses frios, as áridas e secas paisagens da Capadócia, as belas praias mediterrânicas da Riviera Turca ou um dos numerosos lugares que guardam segredos da História.

A Turquia é isto mesmo – diversidade - e certamente que lá vais encontrar a experiência que procuras numa viagem, seja qual ela for!

Quando ir?

Não há resposta certa para esta questão porque depende do que procuras. A Turquia tem verões quentes e invernos frios, por isso se o que queres é ir conhecer os sítios mais emblemáticos, então os meses de outono e primavera, com temperaturas amenas e sem grandes confusões, talvez sejam a altura ideal. Se o que queres é passar os dias nas praias da Riviera Turca então a melhor época para a tua viagem será durante o verão, entre Junho e Setembro.

Os meses de inverno trazem consigo o frio e apesar das baixas temperaturas, visitar a Capadócia coberta de neve deve ser também uma experiência inesquecível.

Visto

Desde Março de 2020, os cidadãos portugueses que viajam para efeitos de turismo e por um período inferior a 90 dias não precisam de visto, bastando para o efeito ter em sua posse um Cartão de Cidadão válido. Boas notícias portanto!

Dinheiro

A moeda que se utiliza na Turquia é a Lira Turca. Facilmente encontras ATM nas cidades e convém teres sempre algum dinheiro em numerário para pagar um táxi que precises de apanhar ou as compras do dia-a-dia.

Podes ver a taxa de câmbio aqui.

Língua

A língua oficial da Turquia é o turco. No entanto, facilmente conseguirás comunicar em inglês. Nos complexos turísticos é certo que não vais ter problemas. Em lojas ou noutros serviços é muito provável que encontres também falantes de inglês, o que não dispensa a aprendizagem de palavras e expressões básicas em turco.

O que visitar

A Turquia é um país enorme com muito para ver: desde zonas montanhosas com mosteiros cravados em escarpas, a colunas de pedra com milhões de anos a que dão o belo nome de chaminés de fada ou até cidades que são verdadeiros museus a céu aberto. São muitos os tipos de paisagem ou património que podes encontrar neste país incrível. E partilhamos contigo alguns dos locais que deves colocar na tua lista.

Uzungöl

Um lago situado a sul de Trabzon é também o nome da aldeia Uzungöl. Pouco conhecido por turistas estrangeiros, é um verdadeiro cenário de beleza inquestionável entre altas montanhas. Aí aproveita para caminhar pela vila e ir beber um chai quente ao topo de uma das montanhas enquanto te delicias com uma vista espetacular. Aproveita também para provar a gastronomia da região que, meus amigos, é uma delícia!

Já que estás na região, aproveita também para dar um saltinho a Sumela, um mosteiro grego construído numa escarpa, e a Ayder, que não sabemos se tem algo a ver com o nome mas ali sentíamo-nos num cenário da Heidi e o seu avó.

Uzungöl no nordeste turco
Uzungöl no nordeste turco créditos: Mais pra Lá

Pamukkale

Declarado Património Mundial da UNESCO desde 1988, este Castelo de Algodão (Pamukkale em turco) de origem calcária é um local que atrai muitos turistas. As piscinas termais de água azul turquesa (que ficam bem em qualquer foto!) são o principal chamariz, mas atenção: atualmente podes não conseguir vê-las todas cheias. A par disso poderás visitar também Hierápolis, uma antiga cidade grega hoje em ruínas mas ainda com um anfiteatro romano muito bem preservado, ou aproveitar para relaxar numa piscina termal histórica onde a própria Cleópatra em tempos nadou.

Pamukkale significa castelo de algodão em turco
Pamukkale significa castelo de algodão em turco créditos: Mais pra Lá

Éfeso

Em tempos uma cidade grega famosa pelo templo de Artemis, uma das maravilhas do mundo antigo, Éfeso é hoje uma atração turística internacional. Este local tem ruínas dos períodos grego e romano muito bem preservadas e é um dos maiores museus a céu aberto do mundo. Monumentos como a Biblioteca de Celso, as Casas da Encosta, o Grande Teatro são alguns dos que podes ver no complexo. Acredita quando te dizemos que ao visitares este local estás também a viajar no tempo!

Biblioteca de Celso em Éfeso
Biblioteca de Celso em Éfeso créditos: Mais pra Lá

Capadócia

São lançados todos os dias mais de uma centena de balões de ar quente que tornam o amanhecer na Capadócia em momentos memoráveis. Mas também em terra nos podemos fascinar com o que esta região da Anatólia Central tem para oferecer. Os enormes vales onde as chaminés de fada são companhia, as cidades subterrâneas de Kaymakli e Derinkuyu ou a vila de Uçhisar com o seu imponente castelo fazem também com que a visita à Capadócia seja um must do de qualquer viagem à Turquia.

Amanhecer com os balões de ar quente na Capadócia
Amanhecer com os balões de ar quente na Capadócia créditos: Mais pra Lá

Istambul

A única cidade do mundo que se situa em dois continentes, antiga capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano, anteriormente chamada de Constantinopla, Istambul é hoje a maior metrópole da Turquia.

É sem dúvida um dos locais mais visitados e, claro, tem motivos para isso! Além da Hagia Sophia, da Mesquita Azul, do Grande Bazar, da Torre Galáta ou do Palácio Topkapi, Istambul tem bairros coloridos como Balat, Sandes de Peixe servidos em barcos ancorados de esplanadas junto ao rio, pessoas simpatiquíssimas, comida deliciosa e um contraste asiático-europeu que lhe confere uma identidade como nunca visto. Vai por nós e visita esta cidade incrível!

Hagia Sophia em Istambul
Hagia Sophia em Istambul créditos: Mais pra Lá

Antália

Construída sobre uma falésia e rodeada de montanhas… Já estás a imaginar o cenário, não é? O centro histórico de Antália é rústico e perfeito para longos passeios, onde podes explorar heranças deixadas pelos Impérios Romano, Bizantino e Otomano, as casas decoradas, a torre do relógio, mesquitas e muito mais. Depois de conhecido o centro histórico talvez seja hora para ires ver as enormes cascatas de Düden que vão cair diretamente no Mar Mediterrâneo.

Bem, isto parece não ter por onde melhorar mas melhora! Antália é também uma região de praias deslumbrantes. Se lá fores (e vai!) experimenta Olympos, uma zona de praia muito tranquila e, claro, dá uns belhos mergulhos no Mediterrâneo, tal e qual a cascata. Aproveita também para conheceres o fenómeno natural e místico que são as Chamas Eternas de Quimera!

Praia de Olympo em Antália
Praia de Olympo em Antália créditos: Mais pra Lá

Outras informações:

  • Se a tua visita é apenas a Istambul e tencionas visitar os pontos de interesse principais, podes adquirir o Museum Pass Istanbulque te dá acesso a muitos locais de interesse durante 5 dias.
  • Se viajares durante mais tempo, visitares sítios como Pamukkale, Capadócia, Eféso e Tróia e tencionares entrar em museus, então adquire o Museum Pass Turkey logo na primeira visita que fizeres! Nós fizemos as contas e se pagares cada entrada individualmente, acabará por te ficar bastante mais caro.
  • Para te deslocares entre cidades podes utilizar as redes de autocarros. Na Turquia existem autocarros de todo o lado para todo o lado e com umas condições espetaculares. Os acentos são largos, com apenas três lugares por fila e são muito pontuais.
  • O Booking.com não funciona em território turco! Por isso o melhor é marcares tudo antes da partida ou então utilizares outras plataformas.

Vê também a nossa galeria de fotos “Turquia: Muito mais do que estás à espera”. E se quiseres saber mais sobre a nossa passagem pela Turquia e ter ainda mais dicas de viagem podes encontrar as nossas histórias aqui. Não deixes também de seguir as nossas aventuras no Facebook ou Instagram.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.