O artista Ai Weiwei é famoso por mostrar o dedo do meio em marcos globais numa das suas séries mais notáveis, Study of Perspective, de 1995. Este foi a forma do artista contestar a dinâmica do poder, expondo o seu dedo numa série de pontos de referência globais, edifícios e monumentos mergulhados na opressão, censura e controlo excessivo. Um meio subtil, mas impactante, de lembrar as pessoas da importância de questionar o status quo e exigir representação dos seus direitos e afirmação de valores pessoais
Agora, num novo projeto de arte online da Avant Arte, qualquer pessoa pode colocar o famoso dedo do meio do artista em primeiro plano em vários locais ao redor do mundo. O projeto Middle Finger utiliza a imagem da mão do artista chinês sobreposto em vistas de rua tiradas do Google Maps.
"Muitas vezes esquecemo-nos que temos um dedo do meio”, disse Weiwei sobre o projeto, via Hyperallergic. “Ou mesmo sabendo que temos um dedo do meio, fazemos mau uso dele. Acho bom lembrar que essa parte do seu corpo pode apontar para algo – uma instituição, ou alguém que se assemelha a um poder – para que eles saibam, e para que você saiba, que você existe.”
Assim, mesmo sem sair do sofá, pode exercer o direito de apontar o dedo do meio para instituições, palácios, locais privados ou públicos: a seleção inclui marcos icónicos, como a Estátua da Liberdade, a Torre Eiffel, o Sydney Opera House e Trump Tower, entre outros. Além disso, a iniciativa apresenta uma série de obras de arte famosas de Vincent Van Gogh, Hans Holbein e Banksy. E, para não limitar a escolha, a plataforma permite que os utilizadores façam download de um recorte em alta resolução do dedo do meio do artista, que pode ser adicionado a qualquer imagem.
O arquivo de imagens será exibido no site e as pessoas são incentivadas a usar a hashtag #studyofperspective nas redes sociais. Paralelamente ao projeto, como parte da nova exposição de Ai Weiwei no Design Museum de Londres, a Avant Arte lançará uma serigrafia limitada, Middle Finger in Red, disponível por apenas 24 horas no dia 30 de março de 2023.
Comentários