Não é fácil criar um roteiro para Miami, porque há sempre vontade de estar nos dois lados da cidade que nos oferece uma ampla variedade de atrações, por um lado Miami Beach e por outro o próprio centro da cidade de Miami. Mas ficam aqui algumas dicas que podem seduzir e descobrir a deslumbrante Miami na Flórida, tão próxima da Disney ou do embarque de cruzeiros pelas Caraíbas. Lembre-se: antes de agendar a sua viagem é preciso ter em conta que os melhores meses para conhecer Miami são de novembro a maio! Os meses de junho a agosto são mais chuvosos e a época dos furacões vai até setembro.

Miami Beach

A zona de South Beach em Miami Beach é um dos lugares mais movimentados da cidade, cheio de turistas e onde se procura diversão. South Beach é o que podemos imaginar de Miami onde foram produzidos centenas de filmes e séries de TV. Corpos tonificados, jogging, bicicleta e skate ou patins fazem parte do cenário deste canto imenso de energia com um pano de fundo azul de mar infinito, areia branca e as famosas casas de vigias de segurança marítima.

Miami beach
Miami beach créditos: Unsplash

Hotéis Art Deco, restaurantes e lojas diversas combinam com a diversão e entretenimento por toda a zona que atrai celebridades, modelos e pessoas bonitas de todo o mundo. Os melhores edifícios Art Deco de Miami, as joias arquitetónicas e edifícios icónicos de South Beach tais como o Essex House Hotel, The Carlyle, Jerry's Famous Deli, Miami Beach Post Office, Celino Hotel, Marlin Hotel, Breakwater, the Webster, Clevelander ou o Beatch Patrol Headquarters entre outros, como os melhores edifícios Art Déco de Miami. Paragem obrigatória para visitar o Art Deco Museum que fica localizado na famosa Ocean Drive. Aqui, na Ocean Drive, pode ainda visitar a Casa Casuarina, onde viveu e foi assassinado em 1997 Gianni Versace.

South Beach é muito popular pela sua energia, vida noturna e estilo de vida. Há excelentes bares para começar a noite tais como Sirena ou The Esmé. Os melhores restaurantes de South Beach, como o Carbone, Mila ou o Stubborn Seed são os top, mas há bastantes escolhas e variedades de tipos de cozinha. As noites em Miami não terminam por aqui, depois de jantar vai querer começar a movimentar-se, talvez num lounge ou bar mais discreto ou mais badalado como o Clevelander o Nikki Beach ou o famoso Palace com os shows de Drag Queens. Se pensa que vai dormir, não o faça porque há um lugar no Mac’s Club Deuce à sua espera ou no Do Not Sit On Forniture.

South beach
South Beach créditos: Unsplash

De manhã aproveite para fazer uma corrida ou um passeio pela Ocean Walk e depois de libertar toda a energia, recarregar baterias junto ao mar desfrutando de um sol maravilhoso e um mar azul de águas quentes.

Arte e Cultura em Wynwood

Desde 2009, que Wynwood Walls se tornou num museu de arte urbana, é assim a rua de renome mundial. As incríveis paredes transformaram a definição de arte moderna e lançaram a carreira para artistas que contribuíram para esta galeria de arte a céu aberto, enquanto ajudaram a tornar Wynwood um dos projetos de revitalização urbana mais celebrados do mundo e um oásis para criatividade de ponta. Aproveite também para almoçar num dos restaurantes mais famosos do bairro, o Skinny Louie.

Key Biscayne e Vizcaya Museum and Gardens

De uma notável arquitetura intemporal de estilo mediterrâneo e coleções que datam do início do século XX até Pompeia, a Casa Principal de Vizcaya era a joia de uma Miami incipiente quando foi construída entre 1914 e 1922. Cem anos depois, Biscaia é igualmente relevante, um destino cultural que recebe dezenas de milhares de visitantes de todo o mundo todos os anos e um centro para quem mora em Miami, onde podem a aprender, crescer e relacionar-se num ambiente que é verdadeiramente “a casa de Miami”.

Vizcaya Museum
Vizcaya Museum créditos: Vizcaya Museum

Vale a pena ainda visitar Crandon Park, com os campos de golfe onde se realiza o Open Miami e de ténis, onde é possível viver aventuras ecológicas únicas e é um sítio excelente para passear em família.

Little Havana
Little Havana créditos: The Official Travel and Tourism site of Greater Miami & Miami Beach

Não necessita ir a Cuba para se sentir o verdadeiro espírito cubano, este é o local dos cubanos em Miami. Aqui, os restaurantes são cubanos e até a arquitetura lembra o estilo espanhol. A alegria e a descontração características da cultura latina sentem-se nas ruas de Little Havana. Não deixe de tomar um café cubano, ou deliciar-se com um dos famosos gelados na Azucar ou, até comprar um charuto, são algumas das coisas para fazer no bairro. A Calle Ocho, rua principal do bairro, é onde se concentra o comércio, mas se quiser visitar outros pontos de interesse, vá à Plaza de la Cubanidad, ao Bay of Pigs Museum ou ao Tower Theatre, que por muito tempo foi o único lugar para assistir filmes em espanhol.

Little Havana é ainda um excelente local para conhecer à noite, com os seus clubs de salsa e música cubana. Se puder, visite durante as "Viernes Culturales", um evento cultural e musical que ocorre na última sexta-feira de cada mês.

Existem voos diretos para Miami a partir de Lisboa, só não se esqueça que tem de fazer o ESTA no site oficial para viajar para os Estados Unidos. Deverá ter sempre reservado alojamento antes de viajar, e… enjoy Miami!