Luanda convida, desde logo, a um passeio pela sua baía, com o mar imenso a conquistar todo e qualquer visitante. A marginal tem sido revitalizada nos últimos anos e oferece já bastantes infraestruturas a pensar sobretudo nos turistas, como barraquinhas de praia, bares e restaurantes. Como qualquer zona balnear, a baía enche-se aos sábados e domingos, logo privilegie os dias de semana para desfrutar ao máximo dos seus encantos. No centro, vale ainda a pena apreciar os diversos edifícios em estilo colonial, como o Banco Nacional de Angola. Mas, cuidado, porque não é permitido fotografar.

A história de Angola

Luanda, um mundo a descobrir
créditos: David Stanley

Luanda oferece alguns monumentos imperdíveis para quem quer conhecer melhor a história de Angola. É o caso da Fortaleza de São Miguel, antigo forte do século XVI agora transformado no Museu das Forças Armadas. Aqui pode seguir os passos dos muitos conflitos que assolaram a cidade. A visitar é ainda o Museu Nacional da Escravatura, que aborda a história do comércio de escravos de Angola para outros países, como o Brasil. Acrescente ao roteiro o Palácio de Ferro, um edifício histórico envolto em mistério tanto quanto a origem como a autoria. Diz-se que pode ter desembarcado em Luanda em pedaços, quando na verdade tinha como destino uma exposição em Madagáscar. Gustave Eiffel é apontado como o seu arquiteto. Por fim, dê um salto até ao Museu de História Natural, antigo Museu de Angola. É um dos mais importantes museus do país e o único que reúne um acervo sobre a biodiversidade angolana.

Para lá de Luanda

Luanda, um mundo a descobrir
créditos: David Stanley

Angola tem outras cidades que merecem uma visita. Benguela, mais a sul, é uma delas. As praias de sonho são o principal motivo para ir até à Cidade das Acácias Rubras. No topo da lista estará a Praia da Baía Azul, com os seus três quilómetros de extensão e águas muito azuis, que lhe valeram o nome. Vale ainda a pena descobrir os encantos da Praia da Morena e da Praia da Caota, bem como da Praia da Caotinha. Depois dos mergulhos, delicie-se com o melhor peixe local num dos restaurantes da cidade e aproveite para conhecer a Igreja de Nossa Senhora do Pópulo e a Capela da Nossa Senhora da Graça. O Palácio do Governo, um belo exemplar da arquitetura colonial, merece também a sua atenção.

Luanda, um mundo a descobrir
créditos: Neene du Fran/Unsplash

Lubango é outra cidade a incluir no roteiro. Recheada de traços europeus misturados com os de outros povos anteriores à ocupação portuguesa, está rodeada de montanhas (é mesmo a cidade mais elevada do país), o que condiciona o seu clima, marcado por geadas durante o inverno e a temperatura a chegar a 1 grau em junho e julho. Não deixe ainda de visitar o Mussulo, uma das mais famosas penínsulas angolanas. As praias paradisíacas de águas mornas convidam a uns dias de tranquilidade longe da confusão dos centros urbanos.

À descoberta da vida selvagem

Luanda, um mundo a descobrir
créditos: Jorge Sá Pinheiro/Unsplash

Se gosta de animais e sonha fazer um safari tem mesmo de dar um salto até ao Parque Nacional da Kissama. A duas horas da capital, e delimitado pelos rios Kwanza e Longe, é o lar de diferentes espécies como elefantes, zebras ou girafas, mas também de crocodilos, gnus, hipopótamos e de outras mais raras como o búfalo anão. Fundado em 1957, o parque recebe tours nos quais é possível admirar os animais que aqui vivem em total liberdade, sendo até possível pernoitar. Já na zona costeira de Belas encontra o incrível Miradouro da Lua. A uma hora de Luanda, este é um lugar único e sinónimo de uma natureza que se impõe, tanto pela grandeza como pela originalidade. O Miradouro da Lua deve o seu nome devido à formação de falésias que permite uma vista deslumbrante sobre o mar de Angola. Ao pôr do sol, o impacto é ainda maior. É fácil transportar o cenário lunar para ali, graças às formações irregulares e muito áridas que parecem enormes crateras. Um mundo à parte, onde a natureza fala mais alto.

O clima convidativo, as praias paradisíacas e a vida selvagem são apenas três das muitas razões para visitar Luanda. Reserve o seu voo com a TAP e descubra muitas mais.

Luanda ida e volta desde 461€