Aventura rima com infância, mas nem todas são compatíveis com todos os membros de uma família. Há aquelas que o pai gosta, mas a mãe não (ou ao contrário) e aquelas que os mais pequenos só podem participar a partir de determinada idade.

A boa notícia é que o Museu do Futuro promete uma viagem memorável para todas as idades. A visita será uma experiência diferente e interativa que contribuirá com novas ideias ao ponto de ajudar a pequenada a expandir os seus horizontes sem exigir preparação física ou idade mínima dos participantes.

Neste museu vivo, as famílias viajam até 2071. Sem saírem da Terra, os visitantes têm a oportunidade de viajar pelo espaço e têm um deslumbre de como a sociedade poderá evoluir nas próximas décadas devido à ciência e à tecnologia. Pode ficar a saber mais sobre o museu  aqui.

Museu do Futuro
Museu do Futuro Inaugurado em 2022, o Museu do Futuro (MOFT) ocupa um lugar de destaque ao longo da Sheikh Zayed Road. créditos: Ana Oliveira

Na cidade que dá vida à imaginação do homem, as novidades e inaugurações são constantes e, por isso, vale a pena atualizar com regularidade as wishlists e os roteiros relativos a este emirado, pois podem existir novas atrações que merecem ser incluídas, como é o caso do Arte Museum Dubai (que compensa descobrir em família, a sós ou a dois).

Inaugurado este ano, o Arte Museum Dubai é um espaço cultural perfeito para quem já nasceu na era digital. Nesta nova galeria, os visitantes envolvem-se com as obras de arte através da música, cenários e narrativa.

Sob o tema Natureza Eterna, somos convidados a descobrir o poder do mundo natural. No total, existem 14 exposições para percorrer que oferecem cenários de cortar a respiração, sons autênticos e aromas.

É impossível não se envolver com o meio onde se encontra. No final da experiência, pode sentar-se com os seus no Teabar. Acreditamos que os menores vão gostar da experiência, especialmente quando virem flores a crescer nos copos das bebidas e nas mesas. Será um momento mágico.

Para almoçar entre os passeios, sugerimos o The Guild. Considerado como a "abertura do ano" pelo Guia Michelin, tem, para muitos, a sala de jantar mais bonita da maior cidade dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

É o "must go" do momento que não necessita de "faltar" apenas porque está a viajar com os seus futuros herdeiros.  O The Guild é um restaurante amplo, mas ao mesmo tempo aconchegante e versátil (adequado para diferentes ocasiões).

É um daqueles lugares em que vai sentir o lado mais moderno e sofisticado do Dubai, mas com a sensação de estar em casa e confortável. Os miúdos vão ficar rendidos assim que abrirem a cortina teatral à entrada e se depararem com um corredor pintado com plantas – existem centenas no restaurante– enfeitadas com grinaldas de luzes.

O recente espaço encontra-se dividido em "III Atos" ou conceitos. O The Nurseries inspira-se no espírito boémio do TriBeCa em Nova Iorque, Estados Unidos da América, e, para além do corredor coberto de plantas, oferece um recanto adorável, onde as cadeiras têm motivos florais.

Segue-se o The Rockpool, onde os visitantes sentam-se à volta de um tanque com lagostas, caranguejos e ostras e o The Salon,  que é uma vistosa sala de jantar onde as mesas são iluminadas com enormes candeeiros e os chefs trabalham em grandes fornos a lenha, que nos remetem para as churrasqueiras nova-iorquinas e europeias.

A ementa é variada e extensa, conforme a hora do dia e o ato eleito. Existem opções para o pequeno-almoço, menus executivos e à la carte com pratos de carne, peixe, vegetarianos, pastas e ainda saladas.

Um dia de praia e um jantar no deserto

Costuma-se dizer que o clima no Dubai se divide em duas estações: a quente (de outubro a maio) e a muito quente (de junho a setembro). Ao longo do ano, não há praticamente precipitação neste destino e, por isso, é quase garantido que possa ir a banhos em qualquer mês.

Visto ser uma cidade hospitaleira, não faltam clubes de praia onde pode passar o dia com toda a comodidade que procura num destino de luxo: balneários, espreguiçadeiras, piscina, restaurante, bar, atividades náuticas, entre outras coisas.

Para pais e filhos, sugerimos a praia privada de Tagomago. Neste retiro, pode relaxar a dois numa espreguiçadeira enquanto os mais pequenos brincam junto ao mar calmo. Entre um mergulho e banhos de sol, reúna a família no restaurante deste beach club para navegarem em conjunto pelos sabores do país vizinho através de entradas como Pimentos Padron e pratos como a Paella de Marisco.

Um serão marcante, será um jantar no deserto (especialmente se for a primeira vez que as crianças visitam um). Na Reserva de Conservação do Deserto de Dubai, existem vários acampamentos e entre os que o SAPO Viagens já visitou, recomenda o Sonara Camp para a família.

Situado no alto de uma duna de areia, o Sonara Camp tem uma área recreativa para os mais novos e atividades para toda a família como o passeio de camelo e sandboard.

O acampamento oferece uma experiência “light”, que é perfeita para agradar a todos e evitar frustrações. Na área das tendas, onde se servem refrescos e alguns “snacks”, existe um forno a lenha onde se cozem pizzas, uma iguaria bastante democrática.

Após o pôr do sol, os visitantes são convidados a descer uma escadaria iluminada ao som de uma música dramática. Mesas com pouca iluminação e um palco redondo com uma cobertura em forma de cone anunciam que não vai faltar animação.

Entre a refeição, que combina sabores mediterrânicos com árabes (o espaço também tem um menu infantil), existem momentos de entretenimento no palco. Entre a dança do ventre e os espetáculos de fogo e de acrobacias, alguns deixarão as crianças (senão todos) de queixo caído.

Se procurar uma experiência mais autêntica, isto é, sem “estrangeirismos” e mais beduína, considere o Platinum Heritage onde até se serve carne e leite de camelo.

Parques de diversões são sempre palcos de emoções

A cereja no topo do bolo será mesmo reservar um dia para a família se divertir num parque de diversões – e opções não faltam no Dubai.

Só têm de decidir ou ir por aquele com maior potencial de vos deixar de boca aberta. Gostam de parques aquáticos? Há fãs de futebol ou do Real Madrid? Já passaram muitas horas em família a construir coisas em Lego?

Se por acaso forem fãs de parques aquáticos, o Atlantis Aquaventure é atração para vos surpreender, não fosse o maior do mundo (já vos dissemos que esta é cidade dos superlativos, não já?).

Se anseiam viver emoções fortes, encontram aqui a descida em tobogã mais alta do mundo (Odyssey of Terror) e, por exemplo, a maior montanha-russa de rafting familiar do mundo (Shockwave). Para os menos aventureiros da família, existe uma praia privada, desportos aquáticos e 26 experiências marinhas. O parque ainda proporciona uma viagem pela antiga Atlântida no Aquário The Lost Chambers.

Atlantis Aquaventure
Atlantis Aquaventure Vista do parque aquático do The Palm's, o Aquaventure. créditos: Karim SAHIB|AFP

Os fãs de futebol encontram neste famoso destino turístico o Real Madrid World, um parque temático dedicado ao clube madrileno que não só conta a história da instituição de forma interativa, como oferece uma experiência teatral (o Bernabéu Experience) que fará os visitantes sentirem que estão nos balneários quase a entrar em campo – lugar que visitam a seguir.

O parque, que nasceu em abril deste ano, está dividido por quatro áreas: Celebration Plaza, Champions Avenue, Stars Universe e Sports Boulevard. No total, oferece 40 atrações, entre as quais se destacam a Hala Madrid Coaster, que é a primeira montanha-russa de madeira da região e a torre de queda Stars Flyer, que é a atração mais alta do mundo.

Tal como num jogo de futebol, não faltam emoções e adrenalina no mundo do Real Madrid erguido no Dubai.

Na cidade das inovações e da arquitetura ultramoderna há lugar para todos, incluindo para aqueles que gostam de Lego. São tão bem-vindos que existe uma “terra” dedicada a estes famosos blocos coloridos de construção – que já provaram ser mais do que um brinquedo –, a LegoLand.

A LegoLand conta com um hotel temático que mesmo que os pequenos da sua casa não sejam os maiores fãs, vão adorar por ser diferente dos habituais e dar a sensação que entraram no universo dos blocos de construção.

Para além do hotel, a terra das construções conta com um parque temático com 40 atrações, 1500 construções Lego feitas com mais 60 milhões de peças da marca e seis espaços: a Fábrica, a Lego City, a Imaginação, os Reinos, a Aventura e a MiniLand.

E porque se está numa terra quente, nada melhor do que um parque aquático – que permite refrescar e entreter – e neste complexo não falta. O parque aquático da LegoLand é o único na região totalmente criado para famílias com crianças entre os dois e os 12 anos. Nesta área, os visitantes têm 20 atrações à sua espera.

Dubai Mall, Burj Khalifa e espetáculo das fontes de água

Lojas, lojas e mais lojas. Podem não ser os lugares mais desejados de visitar numas férias em família, contudo, pais, ir ao Dubai e não visitar o seu Centro Comercial, um dos maiores do mundo, é como ir a Roma e não ver o Papa.

Não invistam muito no Dubai Mall (a menos que a vossa estadia seja superior a cinco dias), mas deem uma volta.

Com os filhos ou sem eles, vale a pena visitar o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo e ícone da cidade das excentricidades.

Burj Khalifa
Burj Khalifa O sol pôe-se atrás do Burj Khalifa, no centro do Dubai. créditos: AFP or licensors

O Burj Khalifa é um ponto de paragem obrigatório, contribuindo para que todos captem a essência da nova terra das oportunidades.

O emblemático e popular espetáculo das fontes tem que ser visto – e, ainda para mais, é grátis. O espetáculo acontece no sopé do Dubai Mall, dentro do Lago Burj, a cada 30 minutos, das 18h às 23h, todos os dias.

E por falar em lugares obrigatórios, não vale regressar sem saborear a gastronomia local. O Arabian Tea House é onde poderá apreciar iguarias tradicionais dos EAU.

O SAPO Viagens visitou este destino a convite do Turismo do Dubai