Tal como em Portugal, superstições e tradições acompanham as celebrações da passagem de ano em diferentes partes do mundo. Muitos dos costumes transformam-se ou perdem-se com o tempo, contudo, há quem não abdique dos mesmos.  Fique a conhecer 10 tradições de Fim de Ano que se praticam em diferentes países do mundo.

1. Dinamarca

Na noite da passagem de ano dinamarquesa é costume partirem-se pratos antigos ou que já não são utilizados até ao dia 31 de dezembro. A tradição passa por atirá-los contra as portas dos familiares e amigos para desejar boa sorte para o novo ano, simpático não acham? Para além de permitir renovar a loiça de casa, também deve ajudar a descarregar o stress e a energia negativa acumulada... O melhor será ninguém sair de casa descalço no primeiro dia do ano…

2. Espanha

Se não gosta de passas, adote a tradição de Ano Novo espanhola: coma 12 uvas, uma por cada badalada. Ah! Não se esqueça de ir pedindo desejos! Nunca se sabe…

3. Filipinas

Nas Filipinas, o fim de ano quer-se redondo como as moedas para atrair riqueza. Assim, o dress code passa por vestir roupas com bolinhas e, na mesa, há que apostar em alimentos redondos. É também importante ter moedas nos bolsos.

4. Bolívia

Por cá, havia a tradição do brinde no bolo-rei e, na Bolívia, é tradição cozinhar bolos com uma moeda lá dentro. Quem encontrar a moeda, não ficará mais rico, mas, acreditam, que terá sorte no novo ano.

5. Chile

No Chile, algumas famílias passam a noite da passagem de ano cemitério para fazer companhia a quem já faleceu. Teria coragem?

6. Estónia

Na Estónia, as pessoas comem pelo menos sete vezes no dia primeiro dia do ano para garantir abundância no ano novo. A ideia é comer, comer e comer. Dieta? Tem um novo ano pela frente...

7. Equador

Em algumas zonas do país, há quem pegue na mala de viagem (vazia) e passeie com ela pela rua. Dizem que é para haver dinheiro e oportunidade de viajar muito no ano que entra. Vamos experimentar?

8. Japão

Na maioria dos lares japoneses, à meia noite do Fim de Ano, as famílias reúnem-se e comem sobá noodles, confeccionadas com trigo sarraceno. Esta tradição remonta ao século XVII e os longos fios de massa simbolizam a longevidade e prosperidade.

9. Holanda

Na Holanda, os famosos Oliebollen, pequenas bolas de massa frita, são vendidos em bancas de rua e tradicionalmente consumidos na noite de Fim de Ano. São recheadas com passas e cobertas com açúcar em pó.

10. África do Sul e Itália

Atenção se passar o réveillon na África do Sul ou em Itália. É que em algumas zonas destes dois países, algumas famílias atiram mobília antiga pela janela. Sim, cuidado. Informe-se se é costume na zona onde ficar para não ser apanhado de surpresa. É que muitas sul africanos e italianos acreditam que assim estarão a livrar-se das coisas más que aconteceram durante o ano para entrare no novo ano de forma positiva.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.