San Sebastián foi a primeira paragem na aventura De Portugal a Macau, está a uma curta distância de Portugal é perfeita para um fim-de-semana prolongado ou uma escapadinha.

Praias

San Sebastián
San Sebastián Praia de La Concha, em San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

Uma das maiores atrações de San Sebastián é a Praia de La Concha. É também para aqui que segue a maior parte dos visitantes e aí se demoram (pelo menos em dias de sol).

A monarca Maria Cristina terá sido a responsável por tornar La Concha famosa, ainda em meados do século XIX, quando declarou San Sebastián como a capital de verão da Europa. Um exagero, claro, mas o suficiente para colocar o local nas bocas do mundo. Em San Sebastián, além da Praia de La Concha, as praias de Ondarreta e Zurriola (ou Gros).

Comida, claro

San Sebastián
San Sebastián Pintxos, uma expressão culinária de San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

Uma parte de San Sebastián assenta na oferta culinária. Ao visitar a cidade, comer pintxos vai tornar-se um vício. E se, por acaso, lhe faltar o que fazer em San Sebastián, então aproveite para visitar vários bares degustar as inúmeras variedades de pintxos.

Pintxar é fundamental e até existe uma espécie de romaria, denominada de txikiteo, que consiste em saltar de restaurante em restaurante.

Museu San Telmo

San Sebastián
San Sebastián Museu San Telmo, em San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

Visitar este museu histórico, artístico e arqueológico é vital para perceber um pouco mais da cultura e história do povo basco. Aí pode viajar-se pelo tempo, dos primórdios até a actualidade, passando por episódios trágicos como o bombardeamento de Guernica.

Núcleo Histórico

San Sebastián
San Sebastián Praça da Constituição, em San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

A Praça da Constituição fica no coração do histórico de San Sebastián, pois é aqui que decorrem todas as principais festas e celebrações. Aqui era comum realizarem-se corridas de touros, mas a praça agora é usada para relaxar, beber um copo e saborear comida basca.

Catedral do Bom Pastor

San Sebastián
San Sebastián Catedral do Bom Pastor, San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

A Catedral do Bom Pastor é um dos ícones de San Sebastián. O prédio passou por duas fases de restauro, primeiro para criar condições para acolher a sede diocesana e, depois, para substituir o tecto, os vitrais e o chão de madeira. Tem capacidade para receber 4000 pessoas.

Quer saber que outros locais deve mesmo visitar em San Sebastián? Dê uma espreitadela em www.lugaresincertos.com.

Pode também seguir-me no Facebook e Instagram. Fico à sua espera.