San Sebastián foi a primeira paragem na aventura De Portugal a Macau, está a uma curta distância de Portugal é perfeita para um fim-de-semana prolongado ou uma escapadinha.

Praias

San Sebastián
Praia de La Concha, em San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

Uma das maiores atrações de San Sebastián é a Praia de La Concha. É também para aqui que segue a maior parte dos visitantes e aí se demoram (pelo menos em dias de sol).

A monarca Maria Cristina terá sido a responsável por tornar La Concha famosa, ainda em meados do século XIX, quando declarou San Sebastián como a capital de verão da Europa. Um exagero, claro, mas o suficiente para colocar o local nas bocas do mundo. Em San Sebastián, além da Praia de La Concha, as praias de Ondarreta e Zurriola (ou Gros).

Comida, claro

San Sebastián
Pintxos, uma expressão culinária de San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

Uma parte de San Sebastián assenta na oferta culinária. Ao visitar a cidade, comer pintxos vai tornar-se um vício. E se, por acaso, lhe faltar o que fazer em San Sebastián, então aproveite para visitar vários bares degustar as inúmeras variedades de pintxos.

Pintxar é fundamental e até existe uma espécie de romaria, denominada de txikiteo, que consiste em saltar de restaurante em restaurante.

Museu San Telmo

San Sebastián
Museu San Telmo, em San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

Visitar este museu histórico, artístico e arqueológico é vital para perceber um pouco mais da cultura e história do povo basco. Aí pode viajar-se pelo tempo, dos primórdios até a actualidade, passando por episódios trágicos como o bombardeamento de Guernica.

Núcleo Histórico

San Sebastián
Praça da Constituição, em San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

A Praça da Constituição fica no coração do histórico de San Sebastián, pois é aqui que decorrem todas as principais festas e celebrações. Aqui era comum realizarem-se corridas de touros, mas a praça agora é usada para relaxar, beber um copo e saborear comida basca.

Catedral do Bom Pastor

San Sebastián
Catedral do Bom Pastor, San Sebastián. créditos: Jorge Duarte Estevão

A Catedral do Bom Pastor é um dos ícones de San Sebastián. O prédio passou por duas fases de restauro, primeiro para criar condições para acolher a sede diocesana e, depois, para substituir o tecto, os vitrais e o chão de madeira. Tem capacidade para receber 4000 pessoas.

Quer saber que outros locais deve mesmo visitar em San Sebastián? Dê uma espreitadela em www.lugaresincertos.com.

Pode também seguir-me no Facebook e Instagram. Fico à sua espera.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.