Lugares Incertos é um projecto do jornalista e fotógrafo Jorge Duarte Estevão. Entre num avião, comboio, barco, balão ou carroça e deixe que o destino seja a sua bússola. Venha, o mundo está aqui tão perto.
Precisa de ideias para visitar Cuba? Este país das Caraíbas tem bastante para oferecer e Cuba é muito mais do que Varadero. Há locais populares como Havana ou Trinidad, mas existem outros que viajantes menos atentos podem passar ao lado.
Aqui ficam algumas ideias para conhecer alguns dos melhores
Kotor, no Montenegro, e Dubrovnik, na Croácia, são dois destinos de eleição nos Balcãs. Mas será que vale a pena visitar as duas ou uma é mais recomendada do que a outra?
Despejar água na cabeça das mulheres, fazer explodir carrinhos, confeccionar omeletes gigantes ou vestir-se como esqueletos são algumas das tradições de Páscoa um pouco por todo o mundo.
A lista de mercados de Londres é enorme, mas numa visita à capital de Inglaterra existem vários que não devem faltar em qualquer roteiro. Desde provar iguarias até compra de artesanatos ou apenas para assistir a sessão de música.
Dizer que San Sebastián é uma cidade deliciosa talvez pareça exagero. No entanto, três dos sete restaurantes de 3 estrelas Michelin de Espanha estão na cidade basca, registando, no total, 16 estrelas Michelin. Mas há mais para ver, além do prato.
Há anos que idealizava fazer uma viagem de longa duração. Partir, sem ter data para voltar, sem precisar de contar os dias ou as horas até ao regresso. Por isso, nos próximos meses estarei a viajar de Portugal a Macau por terra - a não ser que seja forçado a voar.
Os relatórios sobre vida selvagem são alarmantes e é cada vez mais complicado avistar espécies selvagens. No entanto, há locais de eleição no planeta que deve mesmo visitar para conviver de perto com a vida selvagem.
Há quem se queixe dos preços praticados por alguns festivais de música. Mas, o que diria se tivesse que pagar 25 mil dólares para dormir numa tenda? É exactamente isso que os organizadores de um dos maiores festivais de música estão a cobrar aos fãs.
Havana é uma das cidades mais entusiasmantes. Há tanto para ver na capital de Cuba que é difícil colocar tudo num roteiro. Explore a cidade num ritmo relaxado, pois só assim conseguirá captar a essência desta capital latina. E, provavelmente, irá apaixonar-se.
A primavera é, na minha opinião, uma das melhores alturas para viajar. Na estação florida é mais fácil encontrar hotéis com preços acessíveis, o tempo não é excessivamente quente ou frio e pode assistir ao nascer e pôr-do-sol a horas “decentes”.
Associar a atividade física com viagens nem sempre é fácil. No entanto, há vários desportos que se podem fazer mesmo quando se está do outro lado do mundo - até sem ter que transportar equipamento especial.
Safari e orçamento reduzido são palavras que poucas vezes se conjugam na mesma frase. No entanto, é possível fazer safaris sem deixar a conta bancária a descoberto. Já fiz vários safaris, em diferentes países, e por isso deixo-lhe umas dicas para poupar da próxima vez.
Devido ao reforço das regras de segurança - em particular após os atentados do 11 de Setembro - é impossível viajar com líquidos em recipientes com capacidade superior a 100ml - incluindo água potável. Mas pode viajar sem pagar os preços exorbitantes dos aeroportos.
Se já foi a Londres mais do uma vez ou acha que já viu tudo na capital britânica, então aqui ficam algumas sugestões de locais para visitar a curta distância da cidade - vários a cerca de uma hora de distância.
Quantas vezes numa cidade ou país desconhecido já precisou de uma casa de banho - por necessidade ou aflição? Imagine que come uma refeição menos conveniente e o seu intestino solicita-lhe um alívio… urgentemente. Estas aplicações ajudam a evitar catástrofes e embaraços.
É daquelas pessoas que não consegue olhar para baixo? E que sente suores frios quando está num sítio alto? Se a resposta a estas duas perguntas é afirmativa, então o melhor é não visitar estes locais turísticos. Não se preocupe, pode mesmo assim ver as imagens destes bonitos destinos.
Myanmar nem sempre está nas notícias pelos melhores motivos. No entanto, passei várias semanas incríveis em Myanmar e reuni estas 20 fotos para o inspirar antes da próxima viagem à antiga Birmânia.
22 quilómetros de jardins em Londres permitem ver uma colecção de cerca de 3000 espécies botânicas. Os jardins foram bombardeados e sobreviveram à Segunda Guerra Mundial. Conhece os Kew Gardens?
Em alguns países é (quase) impossível visitar certas regiões sem ter um carro. Um desses países é o Montenegro. E é ao volante que vai poder apreciar algumas das estradas mais fantásticas deste país dos Balcãs. Antes de se aventurar, fica o aviso: as estradas são deslumbrantes, mas sinuosas.
As luzes do norte, ou aurora boreal, pintam, com um colorido especial, o céu no outono e inverno. O espetáculo pode ser visto em vários locais do Hemisfério Norte. E se lhe disser onde pode ver e como regressar com ótimas fotografias?
Notificações
Viaje sem sair do lugar. Ative as notificações do SAPO Viagens.