O que ver na capital de Cuba

Havana Velha

Para conhecer Havana precisa de tempo. Havana Velha não é, na minha opinião, um local para ver em passo apressado ou em ritmo frenético. É o ex-libris da capital cubana e é aí que se toma o pulso à cidade. Fale com os cidadãos locais, descubra ruelas sossegadas, entre em museus, compre livros em segunda-mão e aprecie a cidade que é Património Mundial da UNESCO.

Hemingway

O escritor Ernest Hemingway era um dos visitantes mais regulares de Havana, onde até viveu algum tempo. E tornou populares lugares como a Bodeguita del Medio ou o bar / restaurante El Floridita - onde costumava beber daiquiris feitos à medida - com dose dupla de rum e sem açúcar. Um dos quartos do Hotel Ambos Mundos, onde o norte-americano ficava hospedado, foi também transformado em museu.

Praças

Havana, Cuba
créditos: Jorge Duarte Estevão

Existem praças, praças e mais praças em Havana. Uma das mais conhecidas é a enorme e imponente Plaza de la Revolución. Era aqui que Fidel Castro falava aos populares durante horas sem interrupção. Também nas imediações desta praça irá encontrar a Biblioteca Nacional de Cuba e enormes símbolos com as faces de Camilo Cienfuegos, Fidel Castro e Che Guevara.

A Plaza de la Catedral e a Catedral de San Cristóbal são imagens de referência de Havana Velha, enquanto na Plaza de Armas, irá encontrar antiguidades e obras sobre Che Guevara, Fidel Castro e a história da revolução. Na Plaza de la Catedral poderá visitar a Catedral de Havana e na Plaza del Cristo está a Iglesia del Santo Cristo del Buen Viaje. E a lista de praças poderia continuar...

El Capitolio

É um dos mais impressionantes e relevantes edifícios de Havana. O Capitólio foi renovado e funciona como a sede do governo, depois de ter alojado a Academia Cubana de Ciências.

Havana Cosmopolita

Havana é mais do que Havana Velha. A cidade capital de Cuba tem um lado distinto, por exemplo nas zonas ao longo do Malecón, Vedado e Miramar. Estes dois últimos são bairros residenciais que abrigam embaixadas, bares gourmet, centros comerciais e um ambiente boémio.

Castelos

Castillo de la Real Fuerza, Havana, Cuba
créditos: Jorge Duarte Estevão

Dois dos locais marcantes de Havana são o Castillo de la Real Fuerza e o Castillo de los Tres Reyes del Morro. Vá ao final do dia, assista à cerimónia de disparo dos canhões e jante por lá.

Malecón

Ao longo do Malecón - um longo percurso marítimo - pode admirar a bonita vista do mar e da cidade. Locais e turistas afluem todos os dias a esta zona. No entanto, é tão extenso que pode encontrar um local tranquilo enquanto saboreia um cocktail ou uma cerveja fresca.

Para descobrir mais sobre Cuba e como viajei no carro do presidente de Cuba, dê uma espreitadela nestes artigos.

Ou siga-me no FacebookInstagram. Fico à sua espera.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.