Pode ser-se amante da história ou adepto da arte urbana. Berlim tem o que esperamos de um destino de férias. De museus a galerias a céu aberto, passando por monumentos que não deixam apagar o pior do século XX, a cidade alemã oferece de tudo um pouco, para todos.
Da Rathaus à Alexanderplatz
Fã de arquitetura e monumentos? Então, não deixe de visitar a zona leste da cidade e apreciar a Rote Rathaus, ou seja, a câmara municipal. Para além deste edifício majestoso em tijolo vermelho, o roteiro berlinense deverá incluir a St. Nikolaikirche, a mais antiga igreja da cidade. E eis que chega à famosíssima Alexanderplatz, uma atração que não passa despercebida. A zona comercial da Berlim de Leste tem como ex-libris a Berliner Fernsehturm, uma antena de televisão com mais de 360 metros de altura, que inclui um restaurante giratório e uma galeria com uma das melhores vistas panorâmicas sobre a cidade. Depois desta subida aos céus, dê ainda especial atenção ao Urania, o relógio que indica as horas de 148 grandes cidades. É também nesta praça que se realizam alguns dos importantes eventos de Berlim, como a Oktoberfest e os mercados de Natal.
Uma ilha com muita arte
Bem-vindo à Ilha dos Museus, uma das atrações berlinenses que vai convencer mesmo os mais exigentes amantes da arte. No meio do rio Spree, no distrito de Mitte, esta zona é Património Mundial da UNESCO e, como o nome indica, alberga uma série de espaços museológicos, a saber cinco dos mais destacados da cidade. Uma estátua de Nefertiti faz as delícias dos fãs do Egito Antigo no Neues Museum, mas o que recebe maior número de visitante é mesmo o Museu Pergamon graças às suas reconstruções gigantes de monumentos da antiguidade clássica. Uma vez na ilha, vale a pena dar um salto até à Berliner Dom, uma majestosa catedral do século XIX, cuja cúpula oferece uma vista panorâmica inesquecível sobre Berlim.
Pedaços de história
Berlim foi palco de muitos dos mais marcantes acontecimentos do século XX, alguns deles de má memória. Para sempre ligada ao Muro, a cidade celebra hoje a sua queda na East Side Gallery. Mais de cem artistas internacionais juntaram-se e deram nova vida ao que sobrou do Muro. O resultado foi uma verdadeira galeria a céu aberto e uma das atrações mais fotografadas de Berlim. A história da Guerra Fria e da cidade alemã passa ainda pelo Checkpoint Charlie, o posto de controle fronteiriço que separava as antigas RFA e RDA. O local é também alvo de muitos cliques e está acompanhado por um museu recheado de peças que documentam as tentativas e fugas bem-sucedidas para a Alemanha Ocidental.
Está longe de ser um monumento feliz, mas não deve faltar numa estadia em Berlim. Falamos do Holocaust-Mahnmal, um memorial aos judeus mortos na Europa pelos nazis. Um labirinto de mais de duas mil estelas, para que a história não se repita. A viagem pela história nunca ficaria completa sem uma visita ao Palácio do Reichstag. O edifício, que também viveu tempos conturbados, tem como ponto alto (e até literalmente) a sua cúpula de vidro, de onde se têm excelentes vistas da cidade. Mas se tivermos de eleger um símbolo de Berlim, esse só poderá ser a Porta de Brandemburgo, o arco do triunfo neoclássico do século XVIII que assinala a Alemanha unificada. É junto a este monumento que se realizam inúmeros festivais e celebrações, com destaque para a animada festa de passagem de ano.
O lado verde de Berlim
Quer conhecer a cidade sem grandes caminhadas? A solução está num passeio de barco pelo rio Spree, durante o qual poderá contemplar atrações como a Catedral, a Ilha dos Museus ou a Estação Central. Se quiser algo ‘fora da caixa’, existe ainda a opção de uma visita guiada de canoa. Caso goste mesmo de andar e precise apenas de uns momentos de pausa para descansar as pernas, faça como os berlinenses e desfrute das agradáveis margens do rio. Depois de recuperar a energia, descubra o lado verde de Berlim no Tiergarten, o gigantesco parque urbano tão apreciado pelos locais. Muita relva, um lago e esplanadas são algumas das mais-valias do espaço. É aqui que encontra o zoo de Berlim e a fotogénica Coluna da Vitória com a sua estátua alada.
Se fazer umas mini-férias está nos seus planos para o arranque do novo ano, Berlim é um destino a pensar com muito carinho. Aproveite os melhores preços da TAP e parta rumo a uma das cidades mais empolgantes da Europa.
Comentários