Pouco sabia sobre as cataratas da Foz do Iguaçu quando, há dois anos, vi uma fotografia delas no Instagram... Olhei e sonhei: "quero muito ir aqui". E aqui estou hoje, no Parque Nacional do Iguaçu, que tem 185 mil hectares de vida selvagem - a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo - e é a porta de entrada para ver as maravilhosas cataratas, que são uma das Sete Maravilhas da Natureza e declaradas como Património Natural da Humanidade pela UNESCO.

As cataratas têm mais de 1 milhão e 600 mil visitantes todos os anos. Número fácil de compreender depois de se estar junto desta maravilha da natureza. Ligado à cultura desta terra está o termo Iguaçu, que vem do tupi-guarani (língua índia) e significa "água grande".

São 275 quedas de água no total - dizem ser as cataratas com maior número de quedas de água no mundo -, são 2100 metros do lado da Argentina e 600 metros do lado brasileiro. E existem várias formas de as visitar: de barco, a caminhar por trilhas ou de helicóptero. Fiz todas! E ainda falta atravessar a fronteira para vê-las a partir da Argentina... já está marcado para os próximos dias.

De barco, não fui até à parte que molha tudo. Estava uma manhã muito fria e, por isso, desisti de ficar encharcada o dia inteiro e fiz só o chamado "passeio seco". Ficamos na mesma junto das quedas de água sem atravessar o "chuveiro" que elas provocam.

Depois, fiz a trilha num passadiço que desemboca junto da Garganta do Diabo (a maior queda de água, com quase 85 metros de altura), ao longo de mais de 1,5 km. A paisagem é tão bonita que nem se sente a distância. E ainda fui fazer a viagem de helicóptero que é, sem dúvida, uma viagem mágica!

Dentro do parque está o Macuco Safari, responsável por diversas atividades, desde o passeio de barco no rio, no meio das cataratas, até à descida de quedas de água ou caminhadas, por exemplo.

Pode ver aqui e aqui os vídeos deste passeio.

Siga, a par e passo, esta viagem do Viaje Comigo pelo Brasil - vai passar por Foz do Iguaçu, Búzios, Rio de Janeiro e Porto Alegre - e Panamá. Acompanhe no Facebook e Instagram do Viaje Comigo.

Esta viagem conta com o apoio da TAP e Visite Iguaçu.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.